A radiologia odontológica é uma especialidade muito importante no ramo da odontologia visto que ela é responsável pelo fato de que ela consegue proporcionar uma imagem dos dentes e da face do paciente.
E tudo isso é feito de modo que a imagem gerada por esse exame consiga exibir de maneira precisa tudo a respeito da estrutura do dente.
Além do mais, ela pode ser realizada de maneira que possa gerar uma imagem de dentro ou de fora da boca.
Sendo assim, confira mais a seu respeito e saiba quais são os principais tipos de radiologia odontológica:
Aqui você vai encontrar:
O que é radiologia odontológica?
A radiologia odontologia é uma área da odontologia responsável por gerar imagens que demonstram o estado dos dentes e/ou alguma estrutura facial do paciente.
Sendo assim, o exame de radiologia baseia-se em uma imagem gerada através da emissão de raios ionizantes que são os responsáveis por gerar a imagem.
Essa emissão por sua vez consegue criar a imagem devido ao fato de que os diferentes tecidos absorvem a radiação de maneira diferente.
Desse modo, os dentes, ossos e estruturas mais rígidas aparecem como formas brancas, enquanto os tecidos moles como gengivas, língua e mucosas aparecem como formas mais escuras.
Isso significa que ele é um exame que serve para demonstrar como se encontram as estruturas dentárias ou da face.
Para que serve?
A radiologia odontológica é um exame fundamental para a odontologia devido ao fato de proporcionar uma imagem dos dentes e dos ossos da face.
Essa imagem gerada por eles permite que o dentista possa analisar a integridade de suas estruturas e identificar possíveis problemas relacionados a elas.
Além disso, ela permite que o dentista possa saber a exata situação dos dentes na hora de iniciar o planejamento de algum tipo de tratamento.
Sendo assim, a radiografia serve para:
- Analisar a integridade das estruturas da boca e da face;
- Permitir o estudo de toda a estrutura do dente, desde a raiz até a coroa;
- Permitir a análise do posicionamento dos dentes na arcada;
- Auxiliar o profissional na hora de realizar cirurgias;
- Planejar procedimentos odontológicos, como cirurgias e tratamentos ortodônticos;
- Diagnosticar fraturas e lesões ósseas;
- Analisar a viabilidade da instalação de implantes dentários.
Qual a importância da radiologia odontológica?
A radiologia é extremamente importante na odontologia, devido ao fato de que ela auxilia a realizar diversos tipos de procedimentos e também auxilia na identificação de problemas, como cárie, fraturas e outros.
Além disso, ela também auxilia a realizar o planejamento de tratamentos ortodônticos por meio de aparelhos, assim como verificar a viabilidade da instalação de implantes e auxiliar no processo de extração de dentes.
Tipos de exame de radiologia odontológica
Para conseguir atender a todas as demandas da odontologia, há a necessidade de estabelecer diferentes tipos de radiografias.
Esses diferentes tipos são tiradas de diferentes ângulos, aproximações e com diferentes focos. Dessa maneira, os diferentes tipos de exames de radiologia odontológica são:
- Radiografia interproximal
- Radiografia oclusal
- Radiografia panorâmica
- Radiografia periapical
1. Radiografia interproximal
O exame de radiografia interproximal, também conhecido como bite-wing, é um tipo de exame que permite a visualização das coroas dentárias dos dentes molares e pré-molares.
Desse modo, ele consegue exibir as coroas 3 coroas dos dentes superiores e 3 inferiores, sendo assim exibe uma imagem de até 6 coroas dentárias.
O nome bite-wing é derivado da forma como o receptor de raios X fica posicionado, que nesse caso é entre os dentes, ou seja, sendo mordida pelo paciente.
Sendo assim, ela geralmente é utilizada para identificar:
- Complicações que possam surgir no núcleo do dente;
- Cáries entre os dentes e oclusais;
- Possíveis fraturas na coroa dentária;
- Complicações em restaurações dentárias;
- Reincidência de cáries.
2. Radiografia oclusal
O raio X oclusal é um tipo de radiografia que oferece aos dentista a possibilidade de avaliar a posição e existência de raízes residuais, dentes inclusos e excedentes.
Sendo assim, a radiografia oclusal é um exame que em seu resultado sai de modo que demonstre toda a arcada do paciente numa visão superior dos dentes, como se o paciente estivesse mordendo a radiografia.
Esse exame possui o objetivo de:
- Verificação de raízes e/ou pedaços de dente inclusos;
- Verificação da existência de dentes a mais;
- Análise de complicações ósseas.
3. Radiografia panorâmica
A radiografia panorâmica é um tipo de exame que é feito de modo que gere uma imagem equivalente a todos os dentes de maneira frontal.
Dessa maneira, ela consegue gerar uma imagem de todos os dentes de ambas as arcadas em uma única imagem.
Sendo assim, esse exame é utilizado para identificar diversos tipos de complicações nos dentes e também normalmente ele é utilizado como primeira maneira de verificar a existência de alguma complicação.
Caso mesmo assim o dentista não consiga identificar o problema, ele pode solicitar outro tipo de radiografia.
4. Radiografia periapical
A raio X periapical é um exame que geralmente abrange até 3 dentes de uma arcada e é feita de modo que a imagem mostre desde a raiz até a coroa do dente.
Sendo assim, normalmente esse exame é utilizado para verificar complicações que atingem as raízes e coroas dentárias.
Quem pode fazer exame de radiologia odontológica?
A radiologia odontológica pode ser feita por qualquer pessoa, porém, em caso de gravidez ou suspeita é necessário que a paciente avise o profissional responsável pelo exame com antecedência.
Isso se deve ao fato de que os raios ionizantes emitidos pela máquina de raio X podem ser prejudiciais para o feto, portanto, nesses casos é utilizada uma proteção adicional para evitar a exposição.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa avaliar as condições de saúde bucal do paciente e, caso necessário, solicitar um exame de radiologia odontológica.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!