A raiz do dente exposta, também chamada de retração gengival, é uma condição que pode afetar pacientes desde a infância até a fase adulta e pode ocorrer por inúmeros fatores.
Esse problema pode causar danos tanto estéticos quanto aos próprios dentes, aumentando a importância da conscientização a seu respeito.
Confira o artigo abaixo para saber mais sobre essa condição:
Aqui você vai encontrar:
O que é a raiz do dente exposta?
A raiz de dente é uma das partes que compõem o dente e diz respeito à região do dente que fica sob a gengiva. Ela é responsável por sustentar o dente e servir como um canal para os nervos e vasos sanguíneos responsáveis por nutrir o dente.
Assim como dito anteriormente, a raiz do dente é uma parte do dente que fica sob a gengiva, portanto quando ela se encontra em seu estado ideal ela se encontra coberta pela gengiva.
No entanto, em alguns casos pode acontecer de a raiz do dente se encontrar exposta, ou seja, ela se encontra sem a gengiva sobre ela.
Sendo assim, a raiz do dente exposta diz respeito à raiz que não se encontra sob a gengiva, o que significa que ela se encontra sem a proteção da gengiva.
Isso pode gerar vários problemas tanto estéticos quanto funcionais, além de também deixar o dente mais vulnerável a complicações.
Sintomas da raiz do dente exposta
A raiz do dente exposta, ou retração gengival, é uma condição que pode trazer várias complicações para os dentes, tanto estéticas quanto funcionais, além de também deixar o dente mais vulnerável a certas complicações.
Sendo assim, confira quais são as principais complicações geradas por esse problema:
- Dor e sensibilidade nos dentes;
- Danos estéticos;
- Maior vulnerabilidade à cárie radicular;
- Fratura das raízes do dente;
- Aumento da retração gengival;
- Possibilidade de perda dentária;
- Sangramento gengival;
- Amolecimento dos dentes.
Quais são as causas?
A raiz do dente exposta pode ficar assim por diversos motivos. Dessa forma, confira quais são os principais motivos:
Periodontite
A periodontite é uma condição causada por uma infecção bacteriana nas estruturas que compõem o periodonto do paciente.
Ela surge quando a gengivite, que é uma complicação causada pelo acúmulo de placa bacteriana e de tártaro sob a gengiva.
Sendo assim, a periodontite é responsável por criar alguns espaços entre os dentes e as gengivas, deixando assim a raiz do dente exposta.
É importante buscar tratamento para essa condição o mais rápido possível, pois sua evolução pode comprometer todo o dente e os ossos de sustentação.
Escovar os dentes com muita força
O constante ato de escovar os dentes fazendo muita força ou utilizar uma escova de dentes com as cerdas duras pode acabar fazendo com que as gengivas sejam empurradas, causando uma retração gengival.
Como resultado dessa retração gengival as raízes dos dentes ficam expostas, o que pode acabar causando o surgimento de várias complicações, assim como foi citado acima.
Desse modo, para prevenir que isso aconteça é recomendado utilizar somente a força necessária durante a escovação e também utilizar escovas com cerdas macias.
Traumas
Algumas vezes podem ocorrer traumas na região da boca que pode acabar afetando o posicionamento dos dentes e por sua vez podem afetar a posição das gengivas, o que pode acabar fazendo a raiz do dente ficar exposta.
O que fazer quando a raiz do dente fica exposta?
O ideal a se fazer é sempre prevenir a raiz do dente exposta, o que pode ser feito através de um maior cuidado na hora da escovação, controlando bem a força e utilizando escovas de cerdas macias.
Para prevenir a periodontite também é importante atentar-se para a higienização bucal, escovando os dentes após as refeições e fazendo o uso do fio dental.
Além disso, também é importante realizar as visitas periódicas ao consultório, visto que elas são responsáveis pela identificação de problemas e pela profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes e através dela é possível remover a placa bacteriana e o tártaro.
No entanto, em alguns casos não é possível prevenir a exposição da raiz do dente, o que faz com que seja necessário a realização de formas para corrigir esse problema.
Caso o motivo da exposição da raiz esteja relacionado ao mau posicionamento dos dentes, inicialmente é necessário utilizar um aparelho ortodôntico para corrigir esse problema.
Se o motivo não estiver relacionado ao mal posicionamento dos dentes, o paciente pode partir direto para a realização do enxerto de gengiva.
Esse procedimento é feito a partir do transplante de gengiva de uma região que possui um bom volume gengival para outra que possui falta.
Assim é possível cobrir a região que está com a raiz do dente exposta e corrigir o problema.
Como identificar o dente com raiz exposta?
A principal maneira de se identificar a raiz de dente exposta é através da observação, visto que quando ela se encontra exposta o dente aparenta ser mais longo que o usual.
Além disso, também é possível perceber caso o paciente passe a possuir muita sensibilidade dentária assim como deixar a gengiva sangrando.
Outra forma de identificar a raiz exposta é através das visitas regulares ao dentista, visto que por meio delas o profissional consegue fazer uma avaliação completa da boca do paciente e perceber qualquer problema que o paciente possa ter.
Visitas regulares ao dentista
Por meio das visitas regulares ao dentista é possível prevenir e tratar qualquer problema relacionado à raiz de dente.
E somente por meio das idas periódicas ao consultório odontológico que conseguimos ter acesso aos cuidados e a avaliação do dentista, identificando e tratando problemas como esse em sua fase inicial, além de ser feita a ação preventiva.
Percebendo sinal de inadequação na higienização e alimentação, o dentista faz indicações e orientações para o melhor desempenho das ações.
É por meio dessa frequência que procedimentos regulares podem ser feitos quando necessário, assim como a profilaxia (limpeza profissional), que deve ser feita de 6 em 6 meses.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!