Saúde Bucal

A raspagem dental é um procedimento muito usado pelos dentistas para realizar a limpeza bucal dos pacientes. Veja neste texto mais sobre este procedimento, o que ele é, seus benefícios e como funciona.

o que é raspagem no dente

O que é a raspagem dental?

A raspagem dental ou limpeza, é um tratamento que tem a função de remover o tártaro dos dentes. Esse é um procedimento essencial no cuidado com a saúde bucal, pois o tártaro causa inflamação nas gengivas ou ainda problemas mais graves.

E esse tártaro pode surgir devido ao acúmulo de bactérias na boca, essas bactérias podem causar doenças como a gengivite ou ainda problemas mais sérios como a periodontite, as infecções que afetam a estrutura que dá suporte aos dentes.

A limpeza dos dentes é importante não somente para a questão estética, mas também para prevenir doenças sérias que possam vir a acontecer. Por isso, o aconselhado é, além de manter a higienização em casa, realizar também a limpeza em consultório.

A limpeza inclui a raspagem dental no procedimento, essa raspagem pode ser necessária mesmo havendo uma boa limpeza bucal, pois algumas pessoas têm uma maior tendência a acumular tártaro e bactérias na boca.

Nestes casos, mesmo realizando todas as escovações diárias e fazendo o uso correto do fio dental, pode ser necessário realizar a raspagem para remover algumas sujeiras que a escova e o fio dental não conseguem.

Caso notar algum sangramento anormal, procure um profissional para tomar as devidas providências, mantenha sempre os seus cuidados regulares com a higiene bucal e a frequência nas idas ao consultório odontológico.

Veja neste texto tudo o que você precisa saber sobre a raspagem dental.

Como é feita a raspagem dental?

O procedimento de raspagem é realizado em etapas supra e subgengival. Procedimentos que são feitos para remover o tártaro dos dentes e gengiva, prevenir processos infecciosos nela e realizar a higiene bucal.

Como mencionamos a raspagem pode levar uma ou mais sessões para ser realizada e também pode ser feita de duas formas:

Raspagem supragengival: aqui o tártaro mais visível do dente é retirado. Feita por instrumentos manuais, a remoção também pode ser feita com ultrassons odontológicos.

Raspagem subgengival: já nesse caso, o tártaro que está abaixo da linha da gengiva é removido. Esse tipo de raspagem usa curetas, para realizar a remoção sem machucar a gengiva.

A raspagem dental dói?

Fique tranquilo pois a raspagem não dói, quando a gengiva está inflamada o dentista administra uma anestesia local antes da limpeza e quando os dentes estão sensíveis, ele poderá recomendar o uso de um creme dental dessensibilizante.

Desta forma, você não terá motivos para ter medo em sentir dor ao realizar este procedimento. A raspagem pode necessitar de duas ou quatro consultas para ser realizada, dependendo de seu nível de gravidade.

Nos casos de pessoas que tenham alguma doença periodontal, o dentista pode realizar primeiro a raspagem e depois indicar a cirurgia periodontal.

Existe diferença entre raspagem e limpeza nos dentes?

As duas técnicas têm o objetivo de realizar a manutenção da saúde bucal e a prevenção de doenças. Mas podemos observar que para alcançar um resultado mais eficaz, é necessária uma limpeza nos dentes mais complexa e que envolve uma série de etapas.

Também podemos verificar que a raspagem compõe um dos processos da profilaxia, que é a limpeza realizada pelo dentista no consultório odontológico. Elas também são capazes de prevenir a cárie, periodontite, gengivite e tratamentos mais sérios, como o canal e outros problemas bucais.

A raspagem e limpeza nos dentes são medidas preventivas e de saúde bucal que se complementam. 

Mas, é importante que você saiba que a melhor forma de prevenir o tártaro e outros problemas bucais é através de uma higienização bucal eficiente, ao escovar os dentes sempre após as refeições e usar o fio dental.

Quais os cuidados devem ser tomados após o procedimento de raspagem?

O dentista que realizar o procedimento deve indicar ao paciente os cuidados necessários após a raspagem. Mas vale lembrar que as orientações podem mudar de acordo com cada caso em particular e o grau de seu problema.

Mas no geral, o indicado é manter a higiene bucal, escovando os dentes da forma certa e fazendo o uso do fio dental. Caso você tenha hipersensibilidade, o dentista poderá indicar o uso de uma pasta de dente específica para reduzir a sensibilidade.

Quais são os cuidados para prevenir o problema do tártaro?

Quando tratamos de saúde bucal, a melhor forma de prevenção é através da correta higienização da boca. Escovar os dentes diariamente, no mínimo três vezes ao dia, usar o fio dental ao menos duas vezes no dia, principalmente quando estamos tratando da saúde da gengiva.

Outro fator muito importante é manter as visitas regulares ao dentista, pois o profissional poderá avaliar a saúde dos seus dentes e sua gengiva regularmente. Desta forma, ele é capaz de acompanhar a saúde bucal do paciente e indicar os tratamentos que os vão proteger. 

Além disso, o profissional é o responsável por realizar a limpeza de dentes em consultório, que é uma limpeza mais eficaz. Conheça este procedimento e veja como ele é feito.

raspagem dental antes e depois

E a limpeza nos dentes como é feita?

A limpeza de dente ou profilaxia, é um procedimento que usa a raspagem em sua realização e que deve ser realizada em um consultório odontológico, usando materiais e produtos específicos.

Nesse procedimento cada dente é higienizado individualmente, e o procedimento pode ser realizado por algumas etapas, que vamos te mostrar aqui.

Tartarectomia

Somente o uso da escova e do fio dental não consegue remover o tártaro. Por isso, pode ser necessário a raspagem de tártaro feita por um equipamento de ultrassom ou uma curetagem.

Aplicação de bicarbonato com jateamento

Depois desta primeira etapa, é feito um jateamento de bicarbonato nos dentes. Assim, a técnica remove a placa bacteriana e os tártaros.

Aplicação do Flúor

A última etapa envolve a aplicação de flúor, para realizar a proteção e a fortificação dos dentes.

O espaço de uma limpeza a outra pode mudar de acordo com cada caso e com a saúde bucal do indivíduo. Mas no geral, este procedimento deve ser realizado de seis em seis meses.

Benefícios da raspagem dental

Esse procedimento garante muitos benefícios à saúde de nossa boca, vamos te mostrar aqui  os benefícios que ele garante.

  • Cura a gengivite, e outros processos inflamatórios ou infecciosos.
  • Diminui os casos de gengivite e infecções bucais.
  • Diminuição do fluxo de sangramento da gengiva.
  • Impede o surgimento de doenças que podem causar a perda dentária.
  • Mantém a saúde dos tecidos que envolvem os dentes.
  • Por usar anestesia, a raspagem pode ser mais confortável, e não causar dor.

Por oferecer muitos benefícios, a raspagem dental é um ótimo procedimento a ser feito para manter a saúde bucal. Pois, previne doenças e ainda ajuda a manter a boa estética do sorriso, afinal, quem gosta dos dentes com a aparência de amarelos e sujos.

Por isso, é fundamental cuidar de sua higiene bucal e manter as visitas regulares ao dentista. O profissional irá te alertar da necessidade em realizar a raspagem dental e realizar os tratamentos que forem necessários, os planos odontológicos também podem oferecer esse tipo de serviço.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário