Nesse artigo falaremos mais a respeito da raspagem subgengival, que é um procedimento responsável por realizar a higienização do espaço sob a gengiva.
Confira mais sobre ela abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é raspagem subgengival?
A raspagem subgengival é um procedimento responsável por remover o tártaro que se encontra embaixo do tecido gengival, ou seja, o tártaro subgengival.
Dessa forma, esse procedimento é responsável por realizar a higienização da região onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam.
Isso garante que seja possível prevenir complicações na gengiva derivadas desses problemas, como a gengivite e a periodontite.
Qual a diferença entre raspagem supra e subgengival?
Apesar de terem nomes parecidos, a raspagem supragengival e a raspagem subgengival consistem em procedimentos diferentes.
Ambos os procedimentos consistem em tratamentos para prevenção de complicações na gengiva através de sua limpeza.
No entanto, a raspagem supragengival é um procedimento no qual remove-se o tártaro e a placa bacteriana acima da linha da gengiva, ou seja, da região visível do dente até o início da gengiva.
Esse procedimento é feito utilizando-se um dispositivo de ultrassom que quebra a camada de tártaro visível, realizando assim sua remoção.
Já a raspagem subgengival consiste no procedimento em que remove-se a placa bacteriana e o tártaro da região embaixo da gengiva.
Ela é realizada utilizando-se uma cureta que consegue penetrar o espaço entre a gengiva e os dentes e assim realizar a higienização desse espaço.
Quais os benefícios da raspagem subgengival?
A raspagem subgengival é um procedimento que contribui para a higienização da região sob a gengiva, o que garante que ela reduza as chances de problemas derivados da má higienização.
Sendo assim confira os principais benefícios da raspagem subgengival:
Limpeza profunda
A raspagem subgengival consegue realizar a limpeza da região embaixo da gengiva, que é um local onde a escova e o fio dental não conseguem alcançar.
Controle de inflamações
A remoção do tártaro e da placa bacteriana debaixo da gengiva garante que as bactérias sejam removidas, garantindo assim a prevenção da formação da gengivite e da periodontite, que são processos inflamatórios da gengiva causados por essas bactérias.
Prevenção da perda dentária
Assim como visto anteriormente, esse procedimento é responsável por remover o tártaro e a placa bacteriana, que são complicações que podem causar a periodontite.
Dessa forma, a raspagem subgengival contribui para a prevenção da periodontite, que é um problema que pode causar a perda dentária, o que faz com que esse procedimento também previna a queda dos dentes.
Indicações da raspagem subgengival
A raspagem gengival é um procedimento realizado para fazer a limpeza da região entre a gengiva e os dentes, fazendo com que ela seja realizada para higienizar esse local, visto que a escova e o fio dental não conseguem alcançá-los.
Sendo assim, confira as principais indicações para a realização da raspagem:
- Acúmulo de tártaro nos dentes;
- Retração gengival;
- Infecções e inflamações gengivais;
- Prevenção de problemas periodontais.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem que ele possa identificar e avaliar o tártaro antes que ele se torne uma complicação grave.
Caso necessário, o dentista também pode realizar uma remoção de tártaro para removê-lo e evitar que ele cause maiores problemas.
Elas também oferecem a possibilidade de realizar procedimentos como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, que deve ser realizada de 6 em 6 meses.
Além disso, por meio delas também é possível a identificação e tratamento de outros problemas precocemente, o que evita seu agravamento e torna sua correção mais simples.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!