A rinite é uma reação alérgica que provoca a inflamação das mucosas das vias aéreas que pode ocorrer pelo contato com alérgenos ou microrganismos.
Sendo assim, para ajudá-lo a aliviar seus sintomas, falaremos a respeito do melhor remédio caseiro para rinite no artigo abaixo, confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é rinite?
O nariz é uma estrutura que é composta por mucosas que possuem funções como umedecer, aquecer e filtrar o ar que respiramos.
Essa filtragem garante que ao respirarmos não entre nenhum tipo de partículas grandes, como pelos e pólen, não passem pelo sistema respiratório e cheguem ao pulmão.
Já a rinite se trata de uma inflamação que pode ocorrer em alguma mucosa do nariz por conta de algum agente externo.
A rinite possui diferentes tipos, portanto ela é classificada em:
- Rinite alérgica;
- Rinite infecciosa;
- Rinite crônica.
No entanto, apesar de possuírem sintomas muito semelhantes, a duração de cada uma delas pode variar de acordo com seu tipo.
Quais são os tipos de rinite?
Assim como foi dito anteriormente, a rinite pode ser dividida em três tipos principais, sendo elas:
- Rinite alérgica, consiste em uma inflamação nas mucosas nasais que ocorre quando o paciente inala algum tipo de partícula alérgena;
- Rinite infecciosa, popularmente conhecida como resfriado, diz respeito à inflamação das mucosas nasais que ocorre por causa de algum vírus ou bactéria;
- Rinite crônica, se baseia em um tipo de rinite que, semelhantemente à alérgica, também é provocada por uma inflamação das mucosas nasais, causa por algum patógeno, no entanto seus sintomas tendem a perdurar por mais tempo que a alérgica.
O que causa rinite?
Os diferentes tipos de rinite são causadas por diferentes fatores, com exceção da alérgica e a crônica, que geralmente possuem a mesma causa.
Sendo assim, confira quais são as principais causas de cada tipo de rinite:
- A rinite alérgica geralmente é provocada pela ação de agentes alérgenos, ou seja, na maior parte dos casos é causada por pelos de animais, poeira ou presença de pólen no ar;
- A rinite infecciosa também conhecida como gripe ou resfriado, corresponde à inflamação das mucosas nasais provocadas por vírus e bactérias, e tendem a durar por algum tempo;
- A rinite crônica diz respeito a rinite onde ocorre a inflamação da mucosa provocada por agentes alérgenos, no entanto, o que a diferencia da alérgica é a duração dos sintomas e por não se relacionar com o sistema imune.
Por se tratarem de condições que possuem sintomas muito semelhantes é importante procurar um profissional para que ele possa auxiliar a montar um diagnóstico a respeito do tipo de rinite.
Para tal, ele irá perguntar a respeito do histórico do paciente, fazer uma avaliação das vias aéreas e também pode solicitar a realização de alguns exames de imagem.
Após completar o diagnóstico, no caso de rinite alérgica ou crônica, é importante identificar também os alérgenos para que o paciente possa evitar ter contato com eles.
Quais são os sintomas de rinite?
Assim como foi dito anteriormente, os sintomas da rinite são comuns a todos os três tipos de rinite. Sendo assim, confira quais são os principais sintomas de rinite:
- Coriza;
- Espirros sequenciais;
- Congestão nasal;
- Coceira nos olhos, céu da boca, nariz e garganta.
Sendo assim, ao identificar a presença destes sintomas é importante que o paciente procure atendimento profissional, para que ele possa avaliar a situação e identificar o tipo de rinite e seu agente causador.
Dicas de remédio caseiro para rinite
A rinite alérgica e crônica não possuem cura, no entanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados para controlar os sintomas e evitar seu surgimento.
Para evitar o surgimento dessa inflamação das vias aéreas de forma caseira, é recomendado que o paciente evite ter contato com os alérgenos, que são os causadores da inflamação.
A partir desse cuidado, o paciente consegue prevenir o surgimento da rinite e, caso já esteja sendo afetado por ela, este cuidado pode ajudar a aliviar os sintomas.
O melhor remédio caseiro para rinite é o uso de soro fisiológico para executar uma lavagem nasal, visto que ela auxilia a limpar as mucosas nasais, removendo os causadores da rinite.
Além disso, a lavagem também contribui para a remoção do muco presente nas vias aéreas, contribuindo para o seu descongestionamento, e para manter a hidratação das vias respiratórias.
Para realizar a lavagem nasal, o paciente deve:
- Encher uma seringa de 5 a 10 mL de soro fisiológico;
- Inclinar a cabeça um pouco para frente e para o lado;
- Posicionar a seringa em uma narina e liberar seu conteúdo completamente em uma velocidade que permite que o soro saia pela outra narina. Caso necessário, o paciente pode ajustar a inclinação da cabeça para facilitar a saída.
Esse processo deve ser repetido de 3 a 4 vezes em cada narina, variando de acordo com a necessidade. A lavagem pode ser repetida várias vezes ao dia.
Como tratar a rinite?
A rinite infecciosa pode ser tratada a partir do uso de medicamentos específicos para combater o agente causador da inflamação, sejam eles bactérias ou vírus.
Já no caso da rinite alérgica e crônica não há cura, no entanto, existem formas de controlar seus sintomas, como por meio da lavagem nasal com soro fisiológico.
Além disso, apesar de não existirem medicações próprias para esses tipos de rinite, existem alguns medicamentos que contribuem para que o paciente venha espirrar menos e controlar a coriza.
Dentre esses medicamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas podemos citar os antialérgicos e descongestionantes nasais, no entanto, é importante consultar-se com um profissional para que ele possa avaliar a necessidade do uso dos medicamentos.
Assim como foi citado anteriormente, a lavagem com soro fisiológico também é uma ótima forma de ajudar a aliviar os sintomas e descongestionar o nariz.
Também existe uma vacina para rinite alérgica que consiste em um medicamento que ajuda a fortalecer o sistema imune prevenindo que aconteçam reações alérgicas que causam a rinite.
Sendo assim, essa vacina atua como um mecanismo de defesa que deve ser utilizado como forma de prevenir o surgimento da inflamação das mucosas nasais.
Outra forma de se prevenir o surgimento da rinite é através da remoção de agentes que possam provocar o desenvolvimento dessa condição.
Visitas regulares ao dentista
Por meio das visitas regulares ao dentista ele consegue identificar e tratar a cárie no dente logo em seu início, evitando maiores complicações e a necessidade de desvitalizá-lo.
Além disso, por meio delas também é possível evitar o aparecimento e desenvolvimento do tártaro e da pulpite, que é a inflamação da polpa dentária.
Logo, graças às visitas regulares, elas podem ser tratadas logo em seu início, evitando assim maiores complicações.
Por meio delas também é possível realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes que deve ser realizada de 6 em 6 meses.
As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.
Através delas também são realizadas radiografias odontológicas de rotina para verificar se há algum problema que não pode ser identificado a olho nu.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!