A candidíase oral é uma condição que pode afetar pessoas de qualquer idade, ou seja, desde recém nascidos até idosos.
Nesse artigo falaremos mais a respeito dessa infecção e sobre remédio para candidíase. Confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é candidíase?
Assim como dito acima, a candidíase oral é uma condição que pode afetar pacientes de qualquer idade, desde recém nascidos até pacientes mais idosos.
A candidíase se forma devido a proliferação de um fungo chamado Candida albicans que ocorre quando há algum déficit no sistema imunológico do paciente.
Desse modo, essa condição tende a afetar mais bebês devido ao fato de que eles não possuem o sistema imune completamente desenvolvido.
Ela pode ser identificada pela formação de uma camada branca nas mucosas da boca que se assemelha ao algodão. Essa condição também tende a causar dor e ardência nos locais afetados, além de também causar sangramento ao tentar remover as manchas.
Em casos mais graves, essa infecção pode se estender e contaminar o esôfago, o que pode acabar causando inflamação da garganta e causar incômodo na hora de deglutir os alimentos.
O que causa candidíase?
A candidíase é uma condição causada pela proliferação do fungo Candida albicans, que naturalmente habita a pele. Sua proliferação ocorre devido a um déficit na imunidade do paciente.
Sendo assim, essa condição geralmente é mais comum em recém nascidos e idosos por possuírem o sistema imunológico mais fraco.
Além disso, existem alguns fatores que podem contribuir para a queda da imunidade, favorecendo assim o surgimento da candidíase, são eles:
- Estresse;
- Ansiedade;
- Déficit vitamínico;
- Doenças autoimunes;
- Tabagismo;
- Ato de dormir com prótese móvel;
- Consumo de alguns medicamentos;
- Xerostomia;
- Tratamentos pesados como a quimio ou radioterapia;
- Má higiene bucal;
- Consumo de drogas.
A candidíase também pode ser transmitida através do contato, ou seja, por meio de beijos e compartilhamentos de objetos pessoais que vão à boca como utensílios de higiene pessoal e talheres.
Qual melhor remédio para candidíase?
Geralmente os remédios utilizados para tratar a candidíase são antifúngicos que podem ser na forma de gel para serem aplicadas diretamente, na forma líquida por meio de bochechos ou por meio de comprimidos administrados via oral.
Os antifúngicos utilizados para tratar a candidíase geralmente são medicamentos à base de nistatina. Sendo assim, confira quais são os principais remédios para candidíase oral:
Miconazol
O miconazol, popularmente conhecido como nistatina em gel, consiste em um remédio para para tratar infecções fúngicas que é um gel.
Por se tratar de um gel, ele possui funciona como um medicamento tópico, ou seja, ele é aplicado diretamente sobre a região atingida.
Sendo assim, para utilizá-lo é recomendado higienizar a boca, em especial as regiões afetadas escovando-as com uma escova de cerdas macias.
No caso de bebês, a higienização da língua e do interior das bochechas deve ser feita utilizando-se uma fralda ou gaze limpa e umedecida.
Logo após a higienização o gel pode ser aplicado diretamente sobre as lesões utilizando-se uma gaze limpa envolvida no dedo indicador. O processo deve ser repetido aproximadamente 4 vezes ao dia.
O recomendado é não ingerir o produto imediatamente após a aplicação e deixá-lo agir por alguns minutos para que o remédio faça efeito.
No entanto, o paciente não precisa se preocupar caso a substância seja ingerida, pois ele não é uma substância tóxica.
Fluconazol
O fluconazol é um remédio para candidíase que funciona dificultando o desenvolvimento de fungos, principalmente da espécie Candida que é responsável por causar candidíase e micoses.
Esse remédio é utilizado por via oral e sua posologia deve ser indicada pelo médico ou dentista responsável pelo tratamento da candidíase.
Ele não deve ser utilizado por menores de 18 anos, maiores de 60 ou por mulheres grávidas.
Além disso, ele também pode causar alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça e de estômago, náusea, diarréia, tontura e alteração do paladar.
Como prevenir a candidíase?
A candidíase é uma condição que tende a aparecer quando há algum déficit no sistema imunológico, portanto, para prevenir essa condição é muito importante manter uma alimentação saudável e praticar atividades prazerosas regularmente.
Também é importante evitar compartilhar objetos que vão à boca, como talheres, com outras pessoas, visto que eles podem estar contaminados.
No caso de bebês é importante evitar beijá-los e sempre higienizar bem as mãos antes de interagir com eles. Tão importante quanto a higienização das mãos também é importante higienizar os brinquedos, chupetas e paninhos que o bebê possa colocar na boca.
A partir dessas atitudes é possível reduzir bastante as chances de ser afetado pela candidíase oral.
Visitas regulares ao dentista
Independentemente da idade, as visitas regulares ao dentista são extremamente importantes, visto que elas são capazes de tratar e prevenir doenças bucais.
Além disso, esse acompanhamento deve-se começar desde a infância com as idas ao odontopediatra, para que ele possa auxiliar no cuidado com a saúde bucal da criança desde cedo.
Isso se faz necessário para que a criança adote bons hábitos de higiene bucal desde pequena. Desse modo, é possível prevenir problemas futuros relacionados a má higienização.
Por meio dessas visitas, é possível realizar prevenções, receber dicas de cuidados e efetuar procedimentos como a profilaxia, limpeza profissional dos dentes, que deve ser feita de 6 em 6 meses.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!