A garganta inflamada é uma condição que ocorre como uma resposta do sistema imune à microrganismos invasores na região da garganta.
Sendo assim confira mais sobre esta condição e algumas dicas de remédio para garganta inflamada:
Aqui você vai encontrar:
O que deixa a garganta inflamada?
A garganta inflamada consiste em uma resposta do organismo a ataques de corpos e partículas estranhas ou de microrganismos maliciosos.
Sendo assim, a garganta geralmente inflama por conta de infecções por microrganismos maliciosos. Sendo assim, confira quais são as principais causas dessa inflamação:
- Gripes e resfriados: apesar de serem diferentes, ambas correspondem a infecções do sistema respiratório que afetam as vias aéreas e também podem afetar a garganta, provocando inchaço, dor e sensibilidade;
- Infecções de garganta: tais como amigdalite e faringite, consistem na ação de microrganismos maliciosos afetando a garganta do paciente que pode resultar na inflamação da garganta como forma de combatê-los;
- Refluxo gastroesofágico: diz respeito ao retorno do conteúdo estomacal pelo esôfago, podendo danificar as paredes internas dela deixando-a mais suscetível a infecções;
- Reações alérgicas respiratórias: condizem nas reações do corpo a substâncias às quais temos uma extrema sensibilidade e que quando chegam no sistema respiratório podem provocar coceira, irritação, inchaço e crises de tosse, além de também poder causar a inflamação da garganta;
- Exposição a poluentes: tanto a fumaça liberada por indústrias quanto a liberada por carros possuem partículas tóxicas e irritantes, que podem acabar ressecando a garganta e provocando sua inflamação;
- Clima seco: que geralmente ocorre durante o outono e inverno, acaba provocando o ressecamento das mucosas da garganta, o que acaba tornando-as mais vulneráveis a infecções que podem levá-la a inflamação.
Quais são os sintomas de garganta inflamada?
A inflamação da garganta é uma condição que tende a provocar sintomas bastante incômodos quando ocorre. Sendo assim, confira quais são os principais sintomas relacionados a essa condição:
- Vermelhidão;
- Presença de pus, no caso de infecções bacterianas;
- Tosse;
- Falta de apetite;
- Sede;
- Sensação de boca seca;
- Febre;
- Inchaço no pescoço.
Quais são os melhores remédios para garganta inflamada?
Existem alguns medicamentos que podem ser indicados para tratar a inflamação da garganta, podendo variar entre remédios para tratar os sintomas e os que são para combater a causa da inflamação.
Portanto, confira quais são os melhores remédios para garganta inflamada:
Paracetamol
O paracetamol é um medicamento da classe dos analgésicos que é utilizado para aliviar a dor da garganta inflamada e também contribui para aliviar a febre.
Apesar de ser um medicamento de venda livre, não é recomendado consultar-se com um profissional antes de utilizá-lo, pois algumas pessoas podem ter reações adversas.
Além disso, quando consumido em excesso, o paracetamol pode causar danos ao fígado do paciente, gerando uma hepatite medicamentosa.
Ibuprofeno
O Ibuprofeno é um anti-inflamatório da classe dos AINEs utilizado para aliviar a dor de garganta. Ele age diminuindo a produção de algumas substâncias que provocam a inflamação, além de atuar na redução da dor.
Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes alérgicos ao ibuprofeno, gestantes e lactantes, ele também não deve ser consumido em casos de gastrite, úlcera gástrica, asma ou rinite.
Nimesulida
A nimesulida também é um anti-inflamatório da classe dos AINEs que pode ser utilizado com o intuito de aliviar a garganta inflamada e também para aliviar a dor e a febre geradas por ela.
Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos de idade, também é contraindicado utilizá-lo caso o paciente possua úlcera, sangramento intestinal ou estomacal, problemas de coagulação, insuficiência cardíaca, renal ou hepática, rinite ou asma.
Dipirona
O dipirona é um analgésico e antitérmico, o que faz com que ele seja utilizado para combater alguns sintomas da garganta inflamada, a dor e a febre.
Este medicamento é contraindicado para gestantes, bebês com menos de 3 meses de idade ou que pesem menos de 5 Kg e para pessoas que possuam alergia à dipirona.
Remédio caseiro para garganta inflamada
Além dos medicamentos que podem ser adquiridos em farmácia para tratar, também é possível utilizar algumas soluções caseiras que contribuem para aliviar a inflamação.
Sendo assim, confira quais são os principais tipos de remédio caseiro para garganta inflamada:
Gargarejo de água morna com sal
A solução de água morna com sal é um dos remédios caseiros mais simples de se fazer e também é um dos mais eficazes contra complicações derivadas da infecção de bactérias.
Isto se deve ao fato de que esta solução possui propriedades antissépticas, ou seja, agem combatendo microrganismos presentes no local, o que pode contribuir para combater os possíveis causadores da inflamação.
Para utilizá-lo basta dissolver 1 colher de chá de sal em um copo com água morna e em seguida gargarejar, no entanto, é importante lembrar que o gargarejo deve ser feito no máximo 3 vezes ao dia, pois pode acabar provocando o ressecamento da garganta.
Chá de camomila com mel
Essa combinação de ingredientes possui uma ótima ação anti-inflamatório, adstringente e também contribui para estimular o sistema imune.
Para utilizá-lo o paciente deve colocar 1 colher de chá de flores secas de camomila em 1 xícara de água e deixar repousar por alguns minutos, em seguida deve coar a solução e adicionar 1 colher de chá de mel e beber enquanto ainda está morno. Deve ser consumido 2 vezes ao dia.
Vitamina de morango com mel
A vitamina de morango com mel é uma bebida que é rica em vitamina C, o que contribui para fortalecer o sistema imune, além de também hidratar a garganta e assim reduzir a inflamação.
Para fazer essa bebida deve-se bater leite, morangos e mel no liquidificador e está pronto para ser consumida.
Chá de mel, limão e gengibre
O chá feito com esses 3 ingredientes é um ótimo remédio caseiro para garganta inflamada, pois é rico em vitamina C e antioxidantes, contribuindo assim para uma melhora do sistema imune para combater a inflamação.
Para utilizá-lo deve-se adicionar um limão cortado e 1 cm de gengibre em um 1 xícara de água fervente, deixar descansar por cerca de 15 minutos, coar e adoçar com mel. Essa solução deve ser consumida 2 vezes ao dia.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são importantes para que o paciente possa relatar qualquer sintoma de garganta inflamada e o profissional possa tomar as devidas precauções.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!