Saúde Bucal

O remédio para gengivite pode ser prescrito por profissionais de odontologia nos casos mais severos de inflamação na gengiva, juntamente ao uso de enxaguantes bucais e cremes dentais. 

O tratamento da doença consiste no uso de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antissépticos tópicos e pomadas, além de remédios caseiros como solução de água morna e sal e chá. 

Saiba mais aqui a respeito do remédio para gengivite e como cuidar melhor da saúde oral:

O que é gengivite?

Com o passar dos anos, as pessoas passaram a prestar mais atenção nos cuidados com a saúde bucal, visto que a presença de microrganismos na cavidade oral podem provocar gengivite e evoluir para periodontite, uma infecção que causa danos nas camadas mais profundas da gengiva. 

Quando isso acontece, a doença afeta os ligamentos, os tecidos e os ossos que promovem a sustentação dos dentes, portanto, é extremamente importante estar atento aos sinais que a região costuma demonstrar. 

Uma gengiva saudável é crucial para a saúde dos dentes, tendo em vista que sua principal função é protegê-los. O primeiro passo para saber como está o estado geral é verificar a sua coloração, lembrando que o tom pode variar conforme a tonalidade de pele de cada indivíduo. De modo geral, uma cor rosa ou coral suave significa que está tudo bem.

Já quando o local aparenta estar avermelhado e inchado, retraído e sangrando facilmente ao ser escovado ou ao usar fio dental e comer um alimento mais duro, o paciente provavelmente está enfrentando a gengivite. Nessa condição, o paladar também pode ficar alterado e apresentar uma forte presença de mau hálito. 

Mesmo que se trate de um problema comum não deve ser negligenciado. Um profissional de odontologia é responsável por prescrever o remédio para gengivite mais adequado, para que a pessoa possa voltar a se sentir confortável durante as atividades cotidianas, como comer, beber e escovar os dentes. 

Sendo assim, o tratamento deve ser seguido minuciosamente, até porque quando a doença não é tratada é capaz de acarretar endocardite bacteriana, uma contaminação bacteriana na corrente sanguínea que infecciona as estruturas internas do coração.

Quais são os fatores responsáveis pela gengivite?

Uma má higienização oral, em que o indivíduo não escova os dentes e as gengivas regularmente durante o dia, acaba causando a placa bacteriana, que se responsabiliza pela formação de cáries e também pelas graves inflamações na gengiva, urgindo a necessidade de administrar um remédio para gengivite. 

Além disso, existem outras causas e condições que predispõem à ocorrência da doença, como é o caso de tabagismo, alterações hormonais, uso de determinados medicamentos (antidepressivos, anti-hipertensivos, anti-histamínicos e diuréticos), deficiências nutricionais e histórico familiar.

Qual o melhor remédio para gengivite

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Qual o melhor remédio para gengivite?

Muitos pacientes se perguntam qual remédio é bom para gengivite, mas é válido ressaltar que nenhum medicamento substitui a importância da raspagem de tártaro, que fornece a cura da doença

Feita por meio de ultrassom e instrumentos odontológicos, a remoção da placa bacteriana endurecida na superfície dos dentes e abaixo da linha da gengiva cumpre o papel de curar o processo inflamatório e infeccioso e interromper o sangramento local, além de reduzir o aparecimento da doença e outras infecções bucais. 

Dito isso, o remédio para gengivite pode ser prescrito caso o dentista responsável pelo atendimento veja necessidade, e a administração de qualquer fármaco receitado deve ser realizada de acordo com as instruções médicas. 

Remédio de farmácia para gengivite

Apesar de que a maioria dos dentistas não costumam indicar nenhum tipo de remédio para gengivite, mas sim recomendar uma boa escovação de dentes e uso de fio dental durante 7 dias para um futuro retorno no consultório, que verifica como está a saúde oral, existem casos severos que necessitam de medicações para solucionar o problema. 

Entre os fármacos para gengiva inflamada disponíveis no mercado farmacêutico estão os antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antissépticos e pomadas.

1. Antibióticos 

Geralmente, a minociclina ou a amoxicilina são indicadas para os pacientes que estão enfrentando uma infecção, visando solucionar completamente o problema. Por esse motivo, os antibióticos são prescritos apenas nas situações em que existem infecções.

Portanto, se você se perguntou qual o remédio para gengivite mais eficaz, podemos considerar os dois antibióticos, à vista de que atuam em casos mais agravados e potentes. 

2. Anti-inflamatórios 

Enquanto isso, os anti-inflamatórios, como o ibuprofeno e a nimesulida, não tratam definitivamente a origem da doença, diferentemente dos antibióticos. No entanto, são eficazes para aliviar dores leves ou moderadas e febre. 

3. Analgésicos 

Com suas propriedades analgésicas e antipiréticas, o paracetamol e a dipirona são recomendados para amenizar a dor associada à gengivite, nos casos em que o paciente relata um extremo desconforto. 

4. Solução tópica

A solução tópica para gengivite nada mais é do que enxaguantes bucais capazes de diminuir a quantidade de bactéria na boca, o que automaticamente ajuda a combater a inflamação na gengiva. Dessa forma, as bactérias são eliminadas e o processo de cicatrização é facilitado. 

5. Pomadas

Assim como os fármacos mencionados anteriormente, as pomadas são utilizadas para tratar as inflamações na boca, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e cicatrizantes. Com isso, um considerável alívio dos sintomas é promovido através desse remédio para gengivite. 

Remédio caseiro para gengivite

Remédio caseiro para gengivite

Embora o remédio para gengivite com fins terapêuticos não demonstre efeitos tão potentes quando comparado a raspagem de tártaro ou fármacos prescritos por um ortodontista, são recomendados por sua boa capacidade de cicatrização e ação anti-inflamatória.  

Nessa ocasião, é aconselhado utilizá-los depois de escovar os dentes, na forma de enxaguantes bucais ou na forma de creme, visando potencializar os efeitos da boa higienização oral exercida. 

1. Solução de água morna com sal

A solução de água morna com sal atua eficientemente na resolução de diversos problemas bucais, como a dor de dente, acalmando e drenando a região afetada, e não seria diferente para gengivite. 

Nos casos de gengiva inflamada, a água salgada auxilia o processo de cicatrização e proporciona um efeito relaxante, além de aliviar a dor e diminuir o número de bactérias causadoras de inflamação e halitose. 

Ingredientes: ½ colher (de chá) de sal e 1 copo de água morna.

Modo de preparo: adicione o sal no copo com água morna e misture com o auxílio de uma colher higienizada. Logo, enxague a boca e faça bochechos por 20 a 30 segundos, e por fim, cuspa a solução. Repita o processo duas a três vezes por dia, durante uma semana. 

2. Chá de alcaçuz

Por ser rico em substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias, o chá de alcaçuz atua precisamente na interrupção da formação das bactérias que provocam a inflamação na gengiva. Devido a sua alta eficácia, automaticamente trabalha no controle da halitose. 

Lembrando que, o chá não deve ser ingerido e as mulheres gestantes ou lactantes e os pacientes com problemas cardíacos não devem utilizar esse remédio para gengivite. 

Ingredientes: 1 colher (de chá) de raiz de alcaçuz e 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo: adicione o alcaçuz na xícara com água fervente, tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos. Posteriormente, coe e faça bochechos com a solução, duas vezes por dia. 

3. Chá de sálvia

A sálvia contém propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e por esse motivo reduzem o inchaço, a dor e o sangramento local. Além disso, auxilia na remoção da placa bacteriana e impede que ela endureça e se prenda na gengiva. 

Ingredientes: 2 colheres (de sopa) de sálvia fresca ou 1 colher (de sopa) de sálvia seca e 1 xícara de água fervente. 

Modo de preparo: adicione a sálvia na xícara com água fervente, tampe o recipiente e deixe descansar por 5 a 10 minutos. Em seguida, coe e faça bochechos com a solução por 20 a 30 segundos. Depois desse período, cuspa o enxaguante e repita o processo duas a três vezes por dia. 

4. Chá de potentilla

Com ação antisséptica, anti-inflamatória e antibacteriana, o chá de potentilla apresenta efeitos benéficos na retirada de bactérias, o que em consequência reduz as dores e as inflamações. Além de ser um ótimo remédio para gengivite, possui a capacidade de prevenir cáries. 

Ingredientes: 2 colheres de raiz de potentilla e 1 litro de água fervente. 

Modo de preparo: adicione a água e a potentilla em um recipiente higienizado e deixe descansar por 5 a 10 minutos. Logo após, coe e faça bochechos com a solução, repetindo o processo duas ou três vezes por dia. 

5. Chá de cravo-da-índia

O chá de cravo-da-índia é um remédio para gengivite que tem a função de acalmar a inflamação e amenizar o sangramento gengival, em razão de seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. 

Ingredientes: 10 unidades de cravo-da-índia e 1 xícara de água fervente. 

Modo de preparo: adicione os cravos na xícara de água fervente, tampe o recipiente e deixe descansar por 5 minutos. Por fim, coe e faça bochechos com a solução por 20 a 30 segundos, repetindo a atividade duas vezes por dia. 

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que seja possível realizar não só o tratamento da gengivite, mas também para fazer sua prevenção.

É por meio da periodicidade na clínica odontológica que se é possível ser feito o diagnóstico do problema, além da avaliação dos bons hábitos. Elas também garantem que o profissional possa orientar o paciente a respeito de bons cuidados de higiene bucal.

O indicado é que as visitas à clínica odontológica sejam feitas de 6 em 6 meses, para que sejam realizados procedimentos de rotina como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.

Através delas também é possível identificar possíveis complicações em seu início e tratá-las de forma precoce, prevenindo o surgimento de complicações.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Banner "conheça os planos dentalvidas"

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO