A sinusite é uma condição causada pela inflamação dos seios da face que também pode resultar no acúmulo de muco dentro deles.
Portanto, para saber mais a respeito dessa condição e dicas de remédio para sinusite continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é sinusite?
A sinusite diz respeito a uma inflamação dos seios da face, que são cavidades que se encontram acima e abaixo da região dos olhos.
Essa região é responsável por dar ressonância à voz, aquecer o ar inspirado e contribuir para a redução do peso do crânio, para facilitar sua sustentação.
Ela é revestida por um tecido mucoso que é repleto de células produtoras de muco e cílios que movimentam esse muco contribuindo para sua eliminação.
Quando ocorre a inflamação dos seios nasais, ocorre um acúmulo de muco em seu interior, contribuindo para a instalação de vírus e bactérias.
O que causa sinusite?
Assim como foi dito anteriormente, a sinusite corresponde à inflamação dos seios nasais, resultando no acúmulo de muco em seu interior.
Essa inflamação pode ocorrer por diferentes fatores, o que acaba dividindo-a em diferentes tipos, sendo elas:
- Sinusite aguda: que corresponde a uma inflamação dos seios da face causadas por infecções das vias aéreas, como uma gripe ou resfriado;
- Sinusite crônica: diz respeito a inflamação dos seios da face que permanece por mais de 12 semanas e pode apresentar coriza e tosse constante, especialmente ao acordar;
- Sinusite bacteriana: diz respeito a infecção bacteriana dos seios da face que geralmente ocorre após alguma gripe ou resfriado;
- Sinusite alérgica: consiste na inflamação dos seios nasais que ocorre quando a mucosa dos seios nasais entra em contato com alérgenos.
Quais são os sintomas de sinusite?
A sinusite é uma inflamação dos seios da face do paciente, o que resulta no acúmulo de muco, que, além de criar um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias, resultam no surgimento de alguns sintomas, sendo os principais:
- Pressão na região dos seios faciais;
- Cansaço;
- Constipação nasal;
- Tosse;
- Perda de apetite;
- Febre;
- Coriza;
- Dor de cabeça;
- Sangramento nasal;
- Mialgia.
Qual melhor remédio para sinusite?
Assim como foi dito anteriormente, a sinusite consiste na inflamação dos seios nasais que resulta no acúmulo de muco nos seios nasais que pode provocar o surgimento de diversos sintomas.
Dessa forma, existem vários tipos de remédio para sinusite que conseguem cobrir suas mais variadas causas. Confira quais são os principais remédios para sinusite:
- Soluções salinas: consistem em soluções com cloreto de sódio que é utilizada para lavar os seios nasais, contribuindo para a redução do muco e remoção dos microrganismos responsáveis por provocar o seu surgimento;
- Budesonida: consiste em um corticoide em spray nasal que contribui para reduzir o inchaço e a inflamação dos seios da face;
- Prednisona: consiste em um corticoide em comprimido que ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação dos seios da face;
- Amoxicilina: é um antibiótico que atua no combate da sinusite quando ela é causada pelo desenvolvimento de bactérias no muco presente nos seios nasais;
- Paracetamol: é um analgésico e antitérmico que contribui para reduzir as dores e também a febre que surge nos casos de sinusite bacteriana;
- Ibuprofeno: é um anti-inflamatório da classe dos AINEs que contribui para a redução da inflamação dos seios da face e também para reduzir a dor de cabeça;
- Loratadina: consiste em um antialérgico que é utilizado nos casos de sinusite alérgica.
É importante lembrar que os medicamentos não devem ser utilizados de qualquer maneira, desta forma, só é recomendado utilizá-los nos casos em que foram receitados por um profissional.
Qual remédio caseiro é bom para sinusite?
Os remédios caseiros são uma forma de tratamento alternativo para a sinusite que contribuem para um alívio dos sintomas.
No entanto, o paciente não deve utilizá-los para substituir o tratamento médico, visto que um profissional saberá indicar o melhor e mais adequado tratamento para você.
Confira quais são os principais remédios caseiros para sinusite:
- Nebulização com solução de água, sal e eucalipto: essa solução é responsável por hidratar as vias aéreas, reduzir o muco acúmulado e ainda combater possíveis microrganismos;
- Chá de camomila: visto que ela possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas, contribuindo para tratar a inflamação e a congestão nasal;
- Suco de espinafre: que possui uma ótima ação anti-inflamatória e descongestionante, contribuindo para uma redução das secreções provenientes da sinusite.
Como tratar sinusite em casa?
Assim como sabemos, não há uma forma de curar a sinusite rapidamente, no entanto, existem alguns cuidados que podem ser utilizados para auxiliar a aliviar os sintomas, como por exemplo:
- Lavar o nariz com soro fisiológico: é uma forma de remover parte do muco preso nos seios da face, contribuindo para o alívio dos sintomas derivados do seu acúmulo;
- Consumir bastante líquido: visto que dessa forma é possível hidratar o corpo, garantindo a hidratação da mucosa nasal, contribuindo para a melhora da sinusite;
- Umidificar o ar: seja por meio de umidificadores ou deixando uma vasilha cheia de água no local para manter o ar mais úmido, visto que isto garante uma hidratação das vias aéreas;
- Descanse: enquanto o corpo está sofrendo alguma infecção de microrganismos é importante que o paciente procure evitar realizar esforços muito pesados, visto que grande parte da energia do organismo está sendo concentrada no combate aos invasores.
Como prevenir a sinusite?
Existem alguns cuidados que podem ser tomados para contribuir para prevenir o surgimento da sinusite. Dentre os principais cuidados que podem evitar seu aparecimento podemos citar:
- Tomar a vacina da gripe regularmente para prevenir o surgimento da sinusite viral;
- Adotar uma alimentação balanceada;
- Tomar sol;
- Hidratar-se bem;
- Praticar atividades físicas;
- Evitar o contato com alérgenos;
- Evitar ambientes muito empoeirados.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista ele pode identificar a presença de possíveis problemas relacionados à saúde bucal e solicitar ao paciente a realização de quaisquer exames que sejam necessários para identificar alguma condição.
Por meio delas também é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e também é responsável por realizar a raspagem de tártaro.
Além disso, elas também servem para que o dentista possa orientar o paciente a respeito de bons hábitos de higiene bucal.
Essas visitas para efetuar a profilaxia devem ser realizadas 2 vezes ao ano, ou seja, num intervalo de 6 em 6 meses.
Elas também permitem que o dentista possa identificar a existência de qualquer tipo de complicação relacionada à saúde bucal e tratá-la logo em seu início.
Dessa maneira, o paciente pode resolver esses problemas o quanto antes, evitando que eles se tornem complicações mais severas e dificultem seu tratamento.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!