Saúde Bucal

Neste artigo você aprenderá mais sobre o que é o tártaro e como é feito o processo de remoção de tártaro dos dentes.

Portanto, confira mais a respeito no artigo abaixo:

O que é tártaro?

O tártaro nos dentes, também chamado de cálculo dental, é resultado do procedimento de endurecimento da placa bacteriana.

Ele é uma camada rígida que aparece na superfície dos dentes, geralmente próximo à gengiva e possui uma tonalidade esbranquiçada ou amarelada.

Ele pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de complicações como cáries e gengivite, além de também comprometer a estética do sorriso.

Como ele surge

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Como ele surge?

O tártaro nos dentes surge devido ao acúmulo de placa bacteriana em conjunto com restos de alimentos, salivas e bactérias.

Dessa forma, quando os dentes não são higienizados da maneira correta, essa mistura se adere à superfície dos dentes e endurece, formando o tártaro ou cálculo dental.

Após sua formação não é possível removê-lo somente com a escovação dos dentes, o que faz com que seja necessário visitar um profissional para efetuar o procedimento de remoção de tártaro.

Como fazer remoção de tártaro?

Para fazer a remoção do tártaro, é necessário que o paciente se submeta ao procedimento de profilaxia dental.

Esse procedimento é uma limpeza profissional dos dentes que é realizada em consultório odontológico e deve ser realizada de 6 em 6 meses para a manutenção do resultado.

Na profilaxia dentária primeiramente é realizada uma avaliação, na qual o dentista procura por indícios de placa bacteriana e tártaro, além de também avaliar como anda a higienização bucal do paciente.

Após a avaliação, caso o paciente tenha indícios de tártaro, inicia-se o processo de remoção de tártaro que é feito utilizando um aparelho de ultrassom ou uma ferramenta chamada cureta.

O dispositivo de ultrassom é responsável por vibrar de maneira que suas vibrações consigam quebrar a camada de tártaro em pequenos pedaços e removê-las.

Já a cureta é utilizada para fazer uma raspagem nos dentes na região onde há tártaro e assim removê-lo da superfície dos dentes.

Após a remoção de tártaro é feita uma limpeza dos dentes utilizando um jato de água e bicarbonato, concluindo a profilaxia.

Por que é importante fazer a remoção de tártaro?

Assim como visto anteriormente, o tártaro nos dentes consiste no enrijecimento da placa bacteriana e de algumas partículas de sujeira e ele também contribui para o desenvolvimento de doenças como a cárie e a gengivite.

Sendo assim, é importante remover o tártaro para reduzir o número de bactérias sobre os dentes, o que por sua vez também contribui para evitar casos de gengivite e de outras complicações.

Como prevenir a formação do tártaro?

Assim como visto anteriormente, o tártaro é formado devido ao acúmulo de placa bacteriana, partículas de sujeira e bactérias.

O fato de não ser possível realizar a remoção de tártaro de forma caseira torna sua prevenção ainda mais importante.

Sendo assim, por se tratar de uma condição que é causada pelo acúmulo de partículas, é importante atentar-se à higienização dos dentes.

Dessa forma, deve-se escovar os dentes com maior cuidado, dando uma atenção especial aos cantinhos mais difíceis e também utilizar o fio dental da maneira correta.

Para complementar a limpeza deve-se realizar o acompanhamento no consultório odontológico, para fazer a profilaxia e a remoção de tártaro caso necessário.

Assim é possível manter os dentes limpos e livres de complicações como o tártaro.

remoção de tártaro antes e depois

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista garantem que ele possa identificar e avaliar o tártaro antes que ele se torne uma complicação grave.

Caso necessário, o dentista também pode realizar uma remoção de tártaro para removê-lo e evitar que ele cause maiores problemas.

Elas também oferecem a possibilidade de realizar procedimentos como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, que deve ser realizada de 6 em 6 meses.

Além disso, por meio delas também é possível a identificação e tratamento de outros problemas precocemente, o que evita seu agravamento e torna sua correção mais simples.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO