Saúde Bucal

A saburra lingual é como uma cobertura que se forma sobre a superfície da língua. De aspecto viçoso, ela é esbranquiçada e causa mau cheiro. Seu surgimento é normal, porém devemos ficar atentos a sua permanência.

Ela causa mau hálito e até mesmo alguns outros problemas de saúde se não for tratada corretamente, além disso ela passar a impressão de maus cuidados de higiene.

O que é saburra lingual

O que é a saburra lingual?

A saburra lingual é como um tipo de tapete que se forma sobre a área da língua. Formada por células, restos alimentares e muco salivar que se acumulam em sua superfície.

Ela pode causar  halitose, também conhecida como mau hálito, que é o mau cheiro na boca. É difícil de descobrir sua causa, porque muitas vezes pode não apresentar melhoras após uma mudança nos hábitos de higiene.

Ela acomete muitas pessoas que fazem uma escovação correta da língua, e isso intriga muitos dentistas. Nesses casos também é aconselhável procurar a ajuda de um médico.

Quais as causas da saburra lingual?

Como dito acima, a saburra lingual tem uma textura viscosa, esbranquiçada ou amarelada e se encontra na parte acima da língua. Ela é composta por várias substâncias, dentre elas células epiteliais, leucócitos, restos alimentares e bactérias.

Ela geralmente tem como causa a falta de higiene e de cuidado com a boca. Na hora da escovação as pessoas dão muita atenção para os dentes e acabam se esquecendo da língua.

E por negligenciar sua higienização, ela acaba se tornando um local propício ao acúmulo de bactérias e restos alimentares.

Além da falta de higiene alguns fatores podem colaborar para a sua formação, como estresse e depressão, pois deixam o sistema imune mais fragilizado, jejum prolongado, dieta rica em alimentos pastosos, boca seca, alcoolismo e tabagismo.

As fissuras dificultam a remoção das bactérias que se acumulam na língua, contribuindo assim para o surgimento da saburra na língua.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenir a saburra lingual é mantendo uma boa saúde da boca, é preciso se atentar aos cuidados com a língua na hora da escovação.

Também deve-se fazer o uso de limpadores ou raspadores de língua, pois eles ajudam na remoção das sujeiras que se acumulam nela. Porém é importante estar atento ao uso correto desses raspadores, pois a má utilização deles pode acabar machucando a língua.

A língua possui uma superfície que não é plana e uma textura diferente. Essa superfície é propensa ao acúmulo das bactérias que formam a saburra na língua. Por isso é importante haver uma escovação cuidadosa dessa área.

Também é importante se atentar aos cuidados com a alimentação pois ela pode contribuir para a formação de saburra. Como exemplo o consumo excessivo de alimentos pastosos.

Outro fator que auxilia na formação da saburra lingual, são os jejuns prolongados e alguns fatores psicológicos como a depressão e o estresse. Evitar estresses no dia a dia e beber muita água também podem ajudar a evitá-la.

E em muitas vezes o que propicia sua formação são as próprias características da língua, que em algumas pessoas apresentam fissuras e casos de xerostomia (boca seca).

Além desses cuidados é de fundamental importância as consultas ao dentista, para realizar a limpeza correta da língua e evitar esses acúmulos sobre a sua superfície, abaixo explicaremos mais a fundo os cuidados que devem ser tomados.

prevenir a saburra lingual

Dicas para ajudar a prevenir a saburra

  1. Se hidrate

É importante manter a hidratação sempre correta, não se esqueça de beber água. Manter o corpo hidratado é fundamental para qualquer tipo de tratamento.

  1. Fique atento a alimentação

Mantenha uma alimentação saudável, dando atenção especial aos tipos de alimentos ingeridos, pois o consumo de alimentos pastosos pode contribuir para a formação da saburra lingual

  1. Evite fazer jejuns prolongados

Além dos cuidados com a alimentação, passar longos períodos sem comer também contribui para o aparecimento da saburra, por isso não é indicado também fazer jejuns prolongados.

  1. Tome sol

É importante ficar atento a necessidade de tomar sol. Como qualquer outro tipo de doença, o sol auxilia no tratamento por fornecer vitaminas ao organismo.

  1. Use limpadores de língua

Os limpadores de língua auxiliam em sua limpeza, e é importante fazê-la de forma correta. O uso correto irá contribuir para uma limpeza eficaz e prevenção da saburra. Ele deve ser usado de dentro para fora, raspando as sujeiras que se acumulam na língua.

Se usados de forma incorreta como dito acima, eles podem machucar a língua e provocar irritações que colaboram para a formação da saburra, fazendo com que o uso dos limpadores tenha um efeito contrário do que deveria.

Vale ressaltar que sua formação pode estar ligada a diminuição salivar, nesses casos é importante identificar o motivo dessa diminuição. Ela pode ter relação com algum problema em nosso corpo.

E nesses casos somente a hidratação não será suficiente, por isso procure o dentista e tome todos os cuidados acima, se ainda assim os sintomas persistirem fique em alerta e procure um médico.

  1. Procure um dentista

Outra dica importante é se atentar às visitas ao consultório do dentista, um especialista sempre é a melhor opção para resolver qualquer que seja sua dificuldade e te ajudar a solucionar problemas.

O dentista saberá qual a melhor forma de tratar a saburra, a fim de eliminá-la. Portanto é importante seguir todas as suas recomendações.

Além disso, ele também executa a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e é essencial para manter uma boca higiene bucal.

Como tratar a saburra lingual?

A saburra pode ser tratada com medidas simples como uma mudança no hábito de higiene bucal, mantendo uma boa higiene da boca. Ela não possui um tratamento específico, o que se indica nesses casos é a prevenção e o controle.

Entretanto, visto que ela pode ter outras causas, caso após a mudança em sua rotina de higiene não apresentar nenhuma alteração no quadro, é aconselhável procurar um dentista.

O profissional irá identificar o que está causando e como você deverá tratar esse problema para fazer a remoção completa da saburra lingual e evitar o aparecimento de novos casos.

A prevenção dela é muito importante, pois se não tratada ela pode se agravar para inflamações na gengiva, como gengivite, ou em casos mais graves as bactérias que contém na saburra, chegam até a orofaringe.

Se espalhada para este local a inflamação pode chegar a outros lugares e se espalhar pelo corpo trazendo graves complicações para o paciente.

Por isso é fundamental a consulta ao dentista, ele saberá o que está causando e irá te orientar da melhor forma possível, adequando o tratamento ao seu caso. Ele também irá ajudar na hora de manter a higiene correta da boca.

E a melhor maneira de se encontrar um dentista é por meio dos planos odontológicos, pois eles possuem profissionais especializados para te atender de forma mais imediata e com o conforto que você precisa.

Além disso, visitas regulares ao consultório são essenciais, pois por meio delas é possível realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses.

Elas também garantem a possibilidade de identificar e tratar casos de doenças bucais em seu início, antes que se tornem complicações graves.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário