Quando realizamos cuidados da saúde bucal, todo o nosso organismo agradece! Mas, que ações exatamente fazem parte desses cuidado e quais os benefícios eu adquiro quando realizo a higienização oral correta e diariamente?
Saiba sobre essas e outras informações no seguinte texto:
Aqui você vai encontrar:
O que é saúde bucal?
Compreende-se por saúde bucal a capacidade que temos em exercer ações com nossa boca (como, por exemplo, comer, mastigar, falar, sorrir e etc.), sem sentir quaisquer tipos de desconforto.
Manter hábitos de vida que auxiliem em uma boa saúde bucal pode fazer a diferença, pois é um ponto para nos ajudar a manter a saúde geral do organismo.
Ou seja, não podemos compreender por saúde bucal apenas como pura estética dental. É necessário maior cuidado, para evitar formações de doenças que podem, até mesmo, se alastrar pelo resto do corpo.
Quando se utiliza próteses, aparelhos e há presença de problemas de saúde, a atenção para a saúde e higiene bucal deve ser redobrada, para evitar doenças e complicações.
No dia 20 de março, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Bucal. Essa data tão importante foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas do mundo todo sobre a importância de exercer uma boa higienização oral.
O que faz um auxiliar de saúde bucal?
O auxiliar de saúde bucal, ou técnico em saúde bucal, trabalha ao lado dos dentistas nos consultórios, e tem como função principal ajudar a manter o ambiente de trabalho em ordem.
Muita gente se questiona sobre “o que faz um técnico em saúde bucal”. A realidade é que esse profissional é importantíssimo, por poder exercer todos os tipos de funções na clínica, desde a recepção e atendimento dos clientes até auxiliar os dentistas atendentes durante os procedimentos, organizando os materiais necessários, preparando o paciente para procedimentos e etc.
Para se tornar um profissional auxiliar da saúde bucal, você precisará completar 18 anos, ter ensino médio completo e realizar um curso técnico em saúde bucal, que seja reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Observação: só é possível obter o CRO quem possui o título de eleitor e realizou estágio na área.
A carga horária pode variar de 40h a 44h semanais. Em relação a quanto ganha um auxiliar de saúde bucal, o valor pode variar de acordo com experiência, local de atuação e região de trabalho.
Higiene bucal, para a saúde bucal!
Uma saúde bucal em boa situação muda muitos aspectos na vida do paciente, desde melhores condições da saúde geral até a autoestima. E o que pode auxiliar na eficácia da busca da saúde bucal, com certeza, é a realização de uma boa higiene bucal.
Mas apenas escovar os dentes e utilizar o enxaguante bucal não trará muitos resultados. É extremamente importante a utilização de fios dentais, para remover os resíduos, especialmente em regiões onde a escova de dentes não chega.
Uma das doenças de podem ser evitadas através dessa simples ação é a periodontite. Porém, bactérias que desenvolvem problemas como cáries, tártaro, dores nos dentes e mal hálito também serão evitadas.
Enfermidades como como a pneumonia, endocardite bacteriana, ansiedade e piora no quadro de diabetes também estão ligadas aos hábitos ruins de higiene bucal.
Saiba mais sobre as consequências de não realizar os cuidados de saúde bucal a seguir.
Quais os fatores de risco quando não se realiza corretamente a saúde bucal?
-
Gengivite:
A gengivite é uma inflamação na gengiva causada pela má higienização bucal, ou utilizações de escovas inadequadas para a arcada dentária.
Pode causar sensibilidade, mau-hálito, inchaço, sensibilidade na região, vermelhidão e, até mesmo, sangramentos. Quando evolui, surge a periodontite.
-
Cárie:
É um tipo de doença de boca, onde bactérias podem estar presentes, por acúmulo de açucares que restam de alguns alimentos, e se proliferam pela ausência de escovação adequada e uso de fios dentais.
Quando as cáries não são tratadas, podem causar a morte das polpas dos dentes atingidos, e até espalhar as bactérias para dentes saudáveis que estejam em contato.
-
Diabetes:
O acúmulo de glicose no sangue, causado pela diabetes, pode facilitar a formação de cáries nos dentes.
-
Mau hálito:
O acúmulo de microrganismos na boca forma o mau hálito e, se há presença desses microrganismos, com certeza a higiene bucal está escassa.
-
Endocardite bacteriana:
A presença de bactérias, que podem ser causadas por má saúde bucal, no sangue, é um grande problema. A endocardite bacteriana ocorre quando bactérias são transportadas pelo sangue até o coração, podendo se conectar a tecidos e válvulas que atrapalham o funcionamento cardíaco.
Se essa doença não for tratada o mais rápido possível, principalmente em pacientes que já possuem problemas cardiovasculares, pode ser gravíssimo.
-
Aftas:
A afta, pequena lesão que pode ser vermelha ou esbranquiçada, que arde quando realizamos algumas ações como se alimentar ou escovar os dentes, também pode surgir na ausência de saúde bucal adequada.
Evite a utilização de enxaguantes na presença dessas lesões, pois pode irritar ainda mais a área atingida.
-
Parto prematuro:
Devido a alterações hormonais e má higienização bucal durante a gravidez, além que complicações como o parto prematuro, podem ocorrer inflamações na gengiva, que devem ser tratadas de maneira cuidadosa e apropriada.
-
Impotência sexual:
Se as bactérias bucais se transportarem até as veias, através do sangue, e chegarem até a região peniana, o paciente pode apresentar impotência sexual, devido à instabilidade do fluxo sanguíneo.
-
Doenças respiratórias:
Quando as bactérias da boca se transportam para a região pulmonar, elas não encontram resistência suficiente para combater seus efeitos e acabam gerando várias doenças respiratórias, como pneumonia, infecções pulmonares e etc.
-
Artrites:
Pessoas com artrites tem dificuldades de realizar movimentos, e isso atrapalha a realização de higienização bucal, o que aumenta os riscos de infecções na gengiva, e formam placas bacterianas.
Como posso cuidar melhor da saúde bucal?
Existem algumas maneiras de melhorar a saúde de sua boca e transformar o seu sorriso! São alguns exemplos:
-
Escovar os dentes de maneira correta:
Após as refeições e, pelo menos, 3x ao dia, realizando movimentos circulares, suavemente e com escova de tamanho e leveza apropriada para a sua arcada dentária. Escovar a língua, também, é um ponto essencial para remover bactérias acumuladas.
-
Utilizar o fio dental, creme dental e enxaguante bucal:
Corte um pedaço do fio dental, aproximadamente, 40 cm do fio, e passe entre os dentes, acompanhando as curvas de cada um. O recomendável é realizar esse procedimento por, pelo menos, duas vezes no dia.
Além disso, cremes dentais e enxaguante bucal também são grandes auxiliares para conquistar uma melhor saúde bucal.
-
Hábitos de alimentação saudável:
Alimentos industriais, com corantes, muito açucarados e/ou gordurosos, podem ser facilitadores de formação de bactérias na região bucal. Além disso, alguns alimentos contribuem para sujeiras e enfraquecimento dentário como, por exemplo, o café.
-
Álcool e tabaco:
A ingestão e utilização de substâncias com álcool e tabaco são extremamente prejudiciais à saúde bucal, sendo facilitadores de diversas infecções e inflamações dentárias.
E como cuidar melhor da saúde bucal infantil?
É sempre importante conversar com as crianças sobre os benefícios de exercer bons hábitos de saúde bucal, como a melhora na autoestima, bem-estar e prevenção de doenças.
Também existe uma área da pediatria que cuida dos dentes, a chamada odontopediatria. O profissional dessa área cuida da saúde bucal das crianças de maneira mais dinâmica, de forma com que a criança não sinta medo e se sinta mais confortável.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado de saúde e da higienização bucal do paciente.
Isso permite a identificação de problemas precoces, reduzindo a necessidade de um tratamento mais sério, como um canal dentário.
Nas consultas, também, o dentista consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas!
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.