Do procedimento realizado para instalar os implantes dentários é possível surgirem algumas complicações, tais como a infecção no implante dentário.
Sendo assim, continue acompanhando nosso artigo para saber mais a respeito dos sintomas de infecção no implante dentário. Confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é implante dentário?
O implante dentário é uma estrutura semelhante a um pino que é fixada no osso periodontal do paciente e possui o objetivo de servir como uma raiz dentária artificial para futuras próteses dentárias.
Sendo assim, ele é uma forma de garantir que a prótese dentária fique mais estável para o paciente na hora de exercer suas atividades cotidianas, como falar e mastigar.
A instalação do implante exige que o paciente possua gengivas saudáveis e um volume ósseo adequado para sua instalação.
Caso o paciente não possua esses requisitos, é necessário realizar os procedimentos que contribuem para que ele alcance os requisitos, tais como o tratamento de problemas gengivais e o enxerto ósseo.
Por que o implante dentário infecciona?
O implante dentário consiste em um pino de titânio ou zircônia que é fixado no osso periodontal e parte dele fica para fora em contato direto com a gengiva do paciente.
Sendo assim, algumas vezes a região da gengiva ao redor do implante dentário pode infeccionar caso o paciente não tenha os cuidados devidos com o implante.
Portanto, as principais causas são pré-operatório mal executado ou a má higienização do implante dentário que dá origem a um acúmulo de placa bacteriana.
Assim, as bactérias que estão presentes na região podem dar origem a uma inflamação chamada mucosite, que pode se desenvolver para infecção chamada peri-implantite.
A velocidade em que a mucosite se desenvolve e evolui é diferente de paciente para paciente, portanto não há como dizer um tempo certo.
Além disso, existem alguns fatores que podem influenciar no desenvolvimento dessa condição, sendo elas: implantes mal instalados, o hábito de consumir cigarros ou o fato de o paciente possuir diabetes mellitus.
LEIA TAMBÉM: Como é feito o implante dentário? Saiba tudo aqui!
Quais os sintomas de infecção no implante dentário?
Antes de se desenvolver para uma infecção é comum o surgimento da inflamação chamada mucosite. Ela corresponde a inflamação da gengiva e apresenta sintomas semelhantes à gengivite.
Sendo assim, seus principais sintomas são sangramento gengival, vermelhidão e inchaço. Ela também costuma ser difícil de ser identificada em seus estágios iniciais.
Já a peri-implantite consiste em um tipo de infecção que causa a perda de tecido ósseo da região onde o implante dentário se encontra.
Desse modo, os principais sintomas peri-implantite são: a retração gengival, dor e inchaço na região ao redor do implante halitose, além dos sintomas da mucosite.
Pelo fato de a peri-implantite comprometer o tecido ósseo, ela pode acabar deixando o implante frouxo, o que pode levar a sua extração.
Como saber se o implante está infeccionado ou inflamado?
Ao perceber qualquer sangramento, inchaço ou vermelhidão ao redor do implante é recomendado procurar o seu dentista, pois esses sintomas podem significar que há uma infecção no implante dentário.
Sendo assim, é extremamente importante ir ao dentista, pois ele saberá identificar se realmente há uma inflamação ou infecção e caso haja ele será capaz de iniciar o tratamento.
Como evitar a infecção no implante dentário?
Para prevenir a infecção no implante dentário é importante que o paciente tome os medicamentos corretamente no período pré e pós-operatório.
Também é recomendado que o paciente exerça uma boa higienização bucal, pois através dos bons hábitos de higiene bucal é possível evitar a formação da placa bacteriana.
Além disso, também é recomendado visitar o dentista regularmente, pois através das visitas é possível efetuar a profilaxia que é a limpeza profissional dos dentes.
As visitas regulares também proporcionam a possibilidade de realizar o acompanhamento adequado dos implantes, permitindo que o dentista possa avaliar como está sendo o tratamento.
O que fazer caso haja uma infecção no implante dentário?
Ao perceber qualquer sinal que possa indicar uma infecção no implante dentário é recomendado que o paciente procure seu dentista o mais rápido possível.
Isso se deve ao fato de que apenas ele é capaz de realizar o tratamento correto e evitar que seja necessário realizar a remoção do implante dentário.
Como obter descontos para colocar o implante dentário?
Para se obter o melhor valor do implante dentário é necessário realizar uma pesquisa de mercado a respeito dos valores das clínicas de sua região.
Porém, também é importante levar em consideração a estrutura da clínica em questão e se ela possui profissionais experientes na área da implantodontia para atendê-lo.
Além disso, é possível obter descontos na hora de realizar seu implante dentário através de um plano odontológico.
Sendo assim, a DentalVidas possui diversos tipos de planos capazes de atender a sua necessidade e de sua família.
Desse modo, a DentalVidas não só garante descontos na hora de realizar procedimentos odontológicos, mas também garante atendimentos de urgência para quando precisar.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Veja aqui qual o plano odontológico DentalVidas mais combina com você!
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.