Saúde Bucal

A sobremordida, também chamada de mordida profunda, é um tipo de má-oclusão que pode acontecer por diversos motivos.

Ela é um problema que não afeta apenas a estética, mas também pode causar algumas complicações funcionais.

Confira mais sobre essa má-oclusão no post abaixo:

Sobremordida: o que é a má-oclusão?

Antes de entendermos o que é a sobremordida e como ela afeta o organismo, precisamos saber que ela é um tipo de má-oclusão.

A má-oclusão é o desalinhamento dos dentes que ocorre entre os dentes superiores e inferiores na qual eles não se encaixam perfeitamente gerando problemas à saúde bucal e outras possíveis complicações.

Desse modo, acabam por causar danos tanto à estética quanto à saúde do paciente, e esses danos possuem graus diferentes baseados na má oclusão em questão.

Algumas dessas disfunções podem causar danos a ATM (articulação temporomandibular) que é a articulação responsável pela fixação e movimentação da mandíbula.

Logo, concluímos que a má-oclusão é um distúrbio relacionado ao fechamento inadequado da boca e deve ser tratado o mais rápido possível para se evitar maiores complicações.

o que é sobremordida

Sobremordida: O que é?

A sobremordida, ou mordida profunda, é uma má-oclusão de classe II. Isso significa que ela é caracterizada pelo fato de a arcada superior estar posicionada à frente da inferior.

No caso da sobremordida, a diferença entre o dente superior e o inferior é maior que 2mm, pode ser identificada pelo posicionamento dos dentes caninos superiores à frente dos inferiores.

Ela pode estar associada a uma disfunção esquelética, por crescimento irregular do maxilar, ou desalinhamento dos dentes.

Essa má-oclusão pode acontecer devido a fatores genéticos, a chamada sobremordida congênita, ou ser adquirida por meio de outros fatores, a sobremordida adquirida.

Desse modo, os principais motivos relacionados a essa má-oclusão são o retrognatismo, hábitos parafuncionais, perda ou extrusão dentária ou bruxismo.

Seu diagnóstico pode ser feito de modo visual, em que se percebe visualmente a alteração de alinhamento ao fechar a boca, ou por meio de consultas ao dentista, em que baseando-se nos sintomas apresentados pode pedir um raio X para identificar o problema.

O que a sobremordida pode causar?

Assim como foi dito anteriormente, a sobremordida é uma condição anormal. Assim sendo, ela pode trazer prejuízos para a saúde.

Essa condição pode afetar tanto adultos quanto crianças. Isso implica que qualquer um está sujeito a mordida aberta.

A sobremordida é caracterizada pelo fechamento da arcada superior muito a frente da inferior, o que muitas vezes implica que os incisivos inferiores tocam o céu da boca.

Dependendo da gravidade ela pode interferir na fala, mastigação, respiração, além de poder afetar a articulação temporomandibular e causar danos à estética do paciente.

Logo, as consequências da sobremordida podem ser:

  • Desgaste anormal dos dentes.
  • Distúrbios na ATM, que caso ignorados podem levar a uma paralização da articulação mandibular.
  • A gengiva retraída.
  • Ferimentos internos na boca.
  • Desconfortos ao mastigar e/ou falar.
  • Perda dentária.
  • Prejuízo estético (devido a posição irregular do maxilar ou dos dentes).

Quando seu tratamento é postergado, os sintomas podem se agravar podendo levar a complicações severas.

Como corrigir a sobremordida?

Assim como outros tipos de mordida errada, sua correção é mais simples quando ela é diagnosticada e seu tratamento é iniciado mais cedo.

Portanto, a melhor fase para se tratar essa má-oclusão é durante a infância, pois os ossos ainda estão em desenvolvimento, o que facilita sua moldagem.

Desse modo, a correção da mordida profunda durante a infância pode ser tratada pelo uso de aparelhos, sendo que caso ela seja esquelética, usa-se o aparelho externo e quando é apenas uma questão de desalinhamento o uso do aparelho convencional é o suficiente.

Quando se trata da correção em adultos, o tratamento é diferente baseado no perfil da sobremordida. Nos casos em que ela é causada pelo mau alinhamento dos dentes, é possível corrigi-la com o uso do aparelho convencional.

Já quando é causada pelo crescimento disfuncional da mandíbula, sua correção só é possível por meio de intervenções cirúrgicas, a chamada cirurgia ortognática.

sobremordida tratamento

Aparelho para corrigir sobremordida

A identificação e tratamento durante a infância apresenta vários benefícios ao paciente, visto que durante essa fase ela pode ser tratada com o uso de aparelhos caso seja uma disfunção de caráter esquelético.

Isso se dá pelo motivo de não ser possível corrigir a disfunção óssea na fase adulta por outro meio que não seja a cirurgia, pois nesse período da vida os ossos já estão totalmente formados e não permitem sua modificação por outros métodos.

Quando se trata da sobremordida de grau esquelético, o tratamento é realizado por meio de aparelhos ortopédicos funcionais, que ajudam no desenvolvimento da mandíbula, possibilitando assim sua correção.

Assim como foi citado anteriormente, a correção da mordida profunda de grau esquelético na fase adulta só é possível por meio de cirurgia, o que mostra a importância do acompanhamento odontológico desde a infância.

Se a causa da sobremordida for apenas desalinhamento ou mal posicionamento dos dentes, ela pode ser tratada com o uso do aparelho convencional juntamente com a placa de levante ou batentes.

Eles garantem que os dentes sejam alinhados ao mesmo tempo em que corrige a sobremordida. Esse tipo de tratamento pode ser realizado tanto em adultos como em crianças.

Em casos de graus leves de sobremordida, o paciente pode optar pelo uso dos alinhadores transparentes, ou Invisalign. Ele garante o tratamento da má-oclusão de modo discreto e mais agradável esteticamente.

Além desses, há também o tratamento utilizado quando a causa é a perda dos dentes. Nesse caso, é recomendado que o paciente passe a utilizar próteses móveis ou fixas.

Isso por conta da reposição dos dentes ausentes contribuir para o “realinhamento” da arcada, possibilitando a correção de seu posicionamento.

Sobremordida antes e depois

Assim como foi citado anteriormente, a sobremordida pode trazer algumas complicações à saúde bucal, e eles podem trazer outras complicações ao bem estar bucal.

Dessa maneira é importante mencionar que esse é um problema que deve ser tratado o mais rápido possível para evitar futuras complicações.

Desse modo, é importante frisar a importância de se iniciar o tratamento o mais rápido possível, pois assim é possível tratá-la mais facilmente.

Durante seu tratamento já é possível identificar algumas melhorias tanto estéticas quanto na redução das dores causadas pelos dentes tocando o palato.

Após finalizado o tratamento, é perceptível a melhoria estética e do bem estar do paciente, pois ele consegue se livrar dos sintomas da sobremordida e levar uma vida mais tranquila.

Visitas regulares ao dentista

Os tipos de mordida são tratados mais facilmente durante a infância, por isso é recomendado a ida regular ao dentista para avaliações periódicas desde cedo.

Além disso, somente pelas visitas ao consultório odontológico é que se pode iniciar o tratamento de má-oclusões e corrigir os problemas relacionados aos tipos de mordida o quanto antes.

Também, é mantendo a periodicidade das idas ao consultório odontológico que se pode realizar a profilaxia (limpeza profissional), que deve ser feita a cada 6 meses, para complementar a higiene realizada em casa.

E é pelas visitas regulares ao dentista que você tem acesso a avaliação e orientações, e também a adoção de bons hábitos, sendo essencial para a manter uma boa saúde bucal.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

 

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário