Os aparelhos de dente correspondem a dispositivos ortodônticos que são utilizados para alterar o posicionamento dos dentes sem realizar procedimentos cirúrgicos.
Sendo assim, confira quais são os principais tipos de aparelho de dente no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é aparelho de dente?
O aparelho de dente diz respeito a um dispositivo que é utilizado nos dentes do paciente com o objetivo de realizar correções no posicionamento dos dentes ou das arcadas dentárias, bem como influenciar no desenvolvimento delas.
Dessa forma, a partir do seu uso é possível corrigir diversos tipos de má oclusão dentária, desde as que possuem origem esquelética até as que são derivadas apenas do desalinhamento dos dentes.
Sendo assim, ele se trata de uma ferramenta essencial para o profissional que se especializa na correção de má oclusões dentárias, visto que ele é responsável por corrigir estes problemas.
É possível encontrar diversos tipos de aparelho de dente, visto que modelos diferentes geralmente possuem diferentes funções, logo, cada modelo contribui para corrigir um problema diferente.
Para que serve aparelho de dente?
Assim como foi dito anteriormente, o aparelho de dente é utilizado para corrigir as má oclusões dentárias, sejam elas de origem esquelética ou de origem dentária.
As de origem esquelética dizem respeito aos problemas relacionados ao desenvolvimento da mandíbula ou ao seu posicionamento.
Já as de origem dentária dizem respeito aos problemas relacionados ao posicionamento dos dentes exclusivamente.
Sendo assim, os diferentes tipos de aparelho de dente podem ser utilizados para estimular ou refrear o desenvolvimento da mandíbula, puxar a mandíbula para frente ou para corrigir o alinhamento dos dentes.
Além disso, alguns modelos de aparelho também contam com acessórios que podem ser utilizados para auxiliar na correção dos problemas.
Como saber se preciso utilizar aparelho de dente?
Para saber se você precisa ou não utilizar um aparelho de dente é necessário que você visite um profissional da área, pois somente ele será capaz de confirmar se você precisará ou não utilizá-lo.
No entanto, existem alguns sinais que você pode atentar-se visto que podem ser indicadores de problemas ortodônticos, são eles:
- Dor de dente;
- Desalinhamento dentário;
- Desconforto ao mastigar;
- Cáries recorrentes;
- Dificuldades para higienizar os dentes.
Sendo assim, ao identificar algum destes sinais é recomendado que o paciente procure consultar-se com um profissional para que ele possa avaliar a necessidade de utilizar o aparelho.
Quais são os tipos de aparelho de dente?
Assim como foi dito anteriormente existem diversos tipos de aparelho de dente onde cada um é utilizado por um motivo específico.
Sendo assim, confira quais são os principais tipos de aparelho:
- Aparelho ortodôntico fixo
- Aparelho lingual
- Alinhadores invisíveis
- Expansor palatino
- Aparelho externo
1. Aparelho ortodôntico fixo
O aparelho ortodôntico fixo consiste em um modelo de aparelho que é caracterizado por possuir peças que ficam coladas nos dentes do paciente.
Essas peças são chamadas de braquetes e possuem o objetivo de manter o fio ortodôntico em seu devido lugar para que ele possa exercer sua função corrigindo o posicionamento dos dentes.
Além dos braquetes, este modelo de aparelho também conta com alguns acessórios que auxiliam na correção do posicionamento dos dentes, como o elástico ortodôntico.
Também é possível encontrá-lo em suas versões estéticas, onde o material de confecção dos braquetes é substituído.
Desta forma, no lugar dos braquetes metálicos as versões estéticas utilizam outros que podem ser confeccionados de resina, porcelana ou safira.
Estes materiais possuem tonalidades esbranquiçadas, no caso da resina e da porcelana, ou translúcidas, no caso da safira, o que garante que eles se camuflem em meio aos dentes do paciente, garantindo assim um tratamento mais discreto.
O aparelho fixo pode ser encontrado em dois modelos principais, sendo eles o modelo fixo convencional e o modelo autoligado.
O modelo fixo convencional consiste no modelo mais comum, que possui os braquetes metálicos e as borrachinhas de aparelho, onde as borrachinhas possuem a função de manter o fio ortodôntico preso aos braquetes e também exercer a pressão necessária para que o fio possa corrigir o posicionamento dos dentes.
Já o aparelho autoligado possui os braquetes mais avançados tecnologicamente que conseguem exercer a função das borrachinhas, sendo assim, este modelo não utiliza as famosas borrachinhas.
2. Aparelho lingual
O aparelho lingual consiste em um modelo de aparelho ortodôntico fixo que é caracterizado como um modelo estético devido ao fato de ficar posicionado atrás dos dentes, o que garante que eles fiquem escondidos.
O posicionamento atrás dos dentes também garante que ele seja uma ótima opção para pacientes que praticam esportes físicos de contato, pois permite que os braquetes não cortem a boca do paciente.
Devido ao fato de os braquetes ficarem posicionados na parte de trás dos dentes, é necessário que eles possuam um tamanho menor e mais arredondado para evitar que ela machuque a língua.
Ele também possui as mesmas estruturas que o modelo convencional, sendo elas os braquetes, as borrachinhas de aparelho e o fio ortodôntico.
3. Alinhadores invisíveis
Os alinhadores invisíveis, também conhecidos como Invisalign, são um tipo de aparelho ortodôntico que é utilizado para corrigir o alinhamento dos dentes.
Eles consistem em um conjunto de placas que possuem o formato exato dos dentes e são confeccionadas com um material translúcido, garantindo assim que elas sejam extremamente discretas.
Este aparelho consiste em um conjunto de placas devido ao fato de que cada uma delas é responsável por uma parte do tratamento e ao concluir seu objetivo ela é substituída pela próxima placa.
Sendo assim, eles são uma ótima opção para pacientes que desejam corrigir o posicionamento dos dentes de uma forma discreta.
4. Expansor palatino
O expansor palatino, também conhecido como aparelho para abrir o céu da boca, diz respeito a um modelo de aparelho que é utilizado no céu da boca do paciente.
Seu objetivo é expandir o palato do paciente, o que se faz necessário para corrigir os problemas de apinhamento dentário originados da falta de espaço na arcada dentária.
Na maior parte dos casos ele é utilizado por crianças devido ao fato de que a formação de suas arcadas ainda não está completa, permitindo assim uma maior facilidade nas intervenções ortodônticas.
Assim como dito anteriormente ele fica posicionado no céu da boca e possui uma pequena estrutura no meio do aparelho que possui a função de abrir o aparelho e é regulada para efetuar a abertura do palato gradativamente.
5. Aparelho externo
O aparelho externo diz respeito ao modelo de aparelho que possui estruturas que ficam posicionadas externamente à boca do paciente.
Geralmente eles são utilizados com o objetivo de estimular ou refrear o desenvolvimento da mandíbula do paciente, corrigindo assim os casos de prognatismo e retrognatismo esquelético.
Por se tratar de um aparelho que possui a função de intervir no desenvolvimento da mandíbula, ele é utilizado durante a infância, pois nesta fase a estrutura do paciente ainda permite intervenções.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode descobrir se ele necessitará utilizar algum tipos de aparelho de dente.
Elas também garantem que seja possível realizar o acompanhamento do tratamento e que sejam efetuadas todas as manutenções necessárias nos aparelhos.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!