Na arcada dentária possuímos diferentes tipos de dentes de forma que cada um possua um formato diferente adequado à função que exerce.
Sendo assim, confira quais são os principais tipos de dentes e suas principais funçoes no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
Quais são as partes do dente?
O dente corresponde a uma estrutura rígida presente na boca do paciente e é dividido em duas estruturas principais, sendo elas a coroa dentária e a raiz do dente.
A coroa dentária corresponde a parte do dente que fica exposta para fora da gengiva, onde cada tipo de dente possui um formato diferente.
Sendo assim, ela é a parte responsável por promover um sorriso mais branco e também fica em contato com os alimentos, garantindo uma mastigação eficaz.
Já a raiz do dente diz respeito a região do dente que fica sob a gengiva, dentro do periodonto, e contém parte da dentina e toda a polpa dentária, ou seja, é o local onde ficam todos os vasos sanguíneos e nervos dos dentes.
Além disso, o dente é dividido em três camadas principais, sendo elas o esmalte, a dentina e a polpa dentária.
O esmalte dentário é o tecido mais mineralizado do corpo humano e também o tecido mais externo do dente, que é responsável por recobrir a dentina.
A dentina é o tecido que fica logo abaixo do esmalte dentário e é altamente poroso, o que faz com que os estímulos, como calor e frio, possam chegar à polpa dentária, sendo assim, sua exposição torna o dente bastante sensível.
A polpa do dente diz respeito a camada mais interna do dente e é composta por vasos sanguíneos e nervos, o que consequentemente faz com que ela seja altamente sensível a estímulos.
Geralmente esta camada é altamente protegida pelas camadas mais externas, no entanto, em alguns casos ela pode acabar ficando exposta, o que pode levar ao seu comprometimento.
Por que existem diferentes tipos de dentes?
Assim como sabemos, na arcada dentária possuímos alguns tipos de dentes, onde cada um possui um formato específico que permite que ele desempenhe sua função da maneira correta.
Sendo assim, é importante que eles possuam diferentes formatos para que a mastigação possa ser feita da maneira correta.
Os dentes também possuem outras funções em que seu formato também contribui para que elas possam ser executadas corretamente, como a fala e a respiração.
Tipos de dentes e suas funções
Cada um dos tipos de dentes que existem na boca possuem um formato diferente, o que faz com que tenham uma função diferente.
Sendo assim, confira mais a respeito de cada uma das funções dos dentes:
- Incisivos
- Caninos
- Pré-molares
- Molares
- Sisos
1. Incisivos
Os dentes incisivos dizem respeito aos dentes que ficam à frente da arcada dentária, de forma que quando o paciente sorri eles são os primeiros a aparecer.
Nós possuímos 8 dentes incisivos, sendo 4 superiores e 4 inferiores, além de também serem divididos entre 4 incisivos centrais e 4 incisivos laterais.
Eles possuem um formato mais largo e fino, o que faz com que ele possua um formato semelhante a uma lâmina, sendo assim, sua principal função é a de cortar os alimentos e por ficarem situados na frente também são muito importantes para a manutenção do sorriso.
2. Caninos
Os caninos são os dentes que ficam logo após os incisivos e geralmente aparecem nas extremidades do sorriso.
Nós possuímos 4 dentes caninos, sendo dois superiores e dois inferiores, de forma que ficam 2 do lado esquerdo e 2 do lado direito.
Eles possuem um formato mais pontiagudo, o que contribui para que consigam exercer sua função de rasgar os alimentos.
3. Pré-molares
Os dentes pré-molares ficam logo após os caninos e nós possuímos 8 destes dentes, sendo eles 4 superiores e 4 inferiores divididos de forma igualitária na arcada dentária.
Eles possuem o formato um pouco mais achatado, com a superfície da coroa um pouco mais ampla que os caninos e incisivos para auxiliar na sua função de triturar os dentes.
4. Molares
Os dentes molares são os dentes que ficam logo após os pré-molares e nós possuímos 12 destes dentes, sendo 6 superiores e 6 inferiores divididos igualitariamente entre molares esquerdos e molares direitos.
Eles possuem o formato mais achatado dentre todos os dentes, o que faz com que eles possam executar sua função de triturar os alimentos de maneira eficaz.
5. Sisos
Dentre os dentes molares, possuímos um conjunto especial de dentes que recebem o nome de dentes do siso, ou terceiros molares.
Eles são os últimos dentes a nascer na arcada dentária, geralmente surgindo entre os 17 e 24 anos, de modo que isto acontece quando todos os dentes já ocuparam seu devido espaço na arcada dentária.
Deste modo, isto acaba fazendo com que, na maioria das vezes, ao nascer provoque o desalinhamento dos demais dentes.
Além disso, ele também pode causar o surgimento de outros problemas, como o abscesso dentário e o surgimento de cáries.
Isto faz com que grande parte das vezes ele seja removido antes de nascer por completo para evitar o surgimento destes problemas.
Quais são os tipos de dentições?
No decorrer da vida, possuímos dois tipos de dentição, sendo que uma se desenvolve durante a infância e permanece até aproximadamente aos 6 anos, onde ela começa a ser substituída pela arcada dentária permanente.
Sendo assim, confira mais informações a respeito dos tipos de arcadas dentárias:
Dentição decídua
A dentição decídua é composta pelos dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite, e começa a ser substituída por volta dos 6 anos de idade e sua substituição se concluirá por volta dos 13 anos de idade.
Esta dentição possui menos dentes que a arcada permanente devido ao fato de que a arcada dentária infantil é menor que a adulta, o que faz com que ela não possua espaço o suficiente para comportar todos os dentes da arcada dentária adulta.
Seus dentes também possuem um formato menor, uma tonalidade mais esbranquiçada e uma raiz mais fina que os dentes permanentes.
Dentição permanente
Assim como o nome sugere, a dentição permanente consiste em uma dentição que acompanhará o paciente por toda sua vida.
Ela é composta por 32 dentes, no entanto, grande parte das vezes o dente do siso é removido, o que faz com que o paciente fique com 28 dentes permanentes.
Por se tratar de uma dentição que acompanhará o paciente por toda a vida, é importante que ele tenha o devido cuidado com estes dentes para evitar complicações.
Visitas regulares ao dentista
Por meio das visitas regulares ao dentista ele consegue identificar e tratar os problemas logo em seu início, evitando maiores complicações.
Além disso, por meio delas também é possível evitar o aparecimento e desenvolvimento do tártaro e, consequentemente, da gengivite que é a inflamação dos tecidos gengivais.
Logo, graças às visitas regulares, elas podem ser tratadas logo em seu início, evitando assim maiores complicações.
Por meio delas também é possível realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes que deve ser realizada de 6 em 6 meses.
As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.
Através delas também são realizadas radiografias odontológicas de rotina para verificar se há algum problema que não pode ser identificado a olho nu.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!