O dente siso, ou terceiro molar, diz respeito ao último dos dentes permanentes a surgir na arcada dentária e que o nascimento pode provocar diversos problemas.
Neste artigo falaremos mais sobre ele e se tirar o siso dói:
Aqui você vai encontrar:
O que é o dente siso?
O dente siso, também conhecido como terceiro molar, corresponde ao último dente a nascer, surgindo após todos os demais dentes terem assumido seu lugar na arcada dentária.
Nós possuímos 4 dentes siso, sendo 2 superiores e 2 inferiores, ficando 2 do lado esquerdo e 2 do lado direito. No entanto, apesar de normalmente possuirmos 4 deles, existem alguns pacientes que não possuem nenhum ou não possuem alguns.
Geralmente seu nascimento ocorre entre os 17 e 21 anos, contudo, existem casos em que o este dente não nasce por estar deitado, o que também pode provocar diversas complicações.
Tirar o siso dói?
A extração de siso é um procedimento cirúrgico feito sob o efeito de anestesia local, o que faz com que o paciente não sinta dor durante a realização do procedimento.
Esta anestesia proporciona um alívio temporário de dor e incômodos na região, no entanto, ela é apenas temporária.
Sendo assim, é possível que ao final da anestesia o paciente sinta dor relacionada à extração do siso.
Com o objetivo de aliviar esta dor que pode surgir após o efeito da anestesia e durante o período de recuperação, o profissional receita o uso de analgésicos para o paciente.
Como é feita a extração de siso?
Assim como foi dito anteriormente, a extração de siso consiste em um procedimento cirúrgico relativamente simples para a remoção do dente em questão.
Antes de realizar o procedimento, o dentista pede a realização de alguns exames de raio X para avaliar o possível comprometimento que pode ser provocado pelo siso.
Após a confirmação de que será necessário extrair o dente, o profissional receita ao paciente o consumo de algum antibiótico, que deve ser tomado no dia da cirurgia e continuado por 1 semana.
O procedimento em si inicia-se com a aplicação da anestesia na região com o intuito de prevenir que o paciente sinta dor.
Após a anestesia fazer efeito, o profissional inicia a cirurgia através de uma incisão na gengiva do paciente para ter acesso ao dente.
Logo em seguida, ele analisa se é possível remover o dente por completo, caso seja, o dente é puxado, no entanto, nos casos onde não é possível remover o dente por completo, o profissional parte o dente do paciente em pedaços menores a fim de facilitar sua retirada.
Em seguida, o profissional realiza a sutura do local para auxiliar a cicatrização e coloca uma gaze sobre o local para que o paciente mantenha-a sobre o local por algum tempo a fim de reduzir o sangramento.
Por que devemos tirar o siso?
O dente siso é o último dente a surgir na arcada dentária, o que faz com que seu nascimento aconteça apenas quando todos os outros dentes já ocuparam seu devido lugar na arcada dentária.
Isto por acabar resultando no surgimento de algumas complicações, como por exemplo o desalinhamento dos dentes do paciente.
O que ocorre pelo fato de que a falta de espaço para o nascimento dos dentes pode fazer com que o siso empurre os outros dentes em busca de espaço para seu nascimento.
Seu nascimento também pode provocar fraturas nas raízes dos dentes vizinhos, o que pode ocorrer quando o siso se encontra deitado, o que pode fazer com que o dente seja empurrado em direção a raiz dos dentes vizinhos, podendo provocar sua fratura.
Outro problema que pode se derivar de seu nascimento é a pericoronarite, que corresponde a uma inflamação do tecido gengival que fica preso sobre o dente que está nascendo.
Além disso, seu nascimento também pode provocar o surgimento de cáries por conta da dificuldade de se higienizar o local.
Desta forma, por conta dos diversos problemas que o nascimento deste dente pode causar, os dentistas optam por extraí-lo na maioria dos casos.
Devo tirar 1 ou vários de uma só vez?
Geralmente nós possuímos 4 dentes do siso, sendo que são 2 esquerdos e 2 direitos, sendo que ficam 2 na arcada superior e 2 na inferior.
Ao planejar a extração, o paciente pode optar por remover um por um, vários ou até mesmo remover todos de uma única vez.
A quantidade de dentes extraídos não fará nenhum diferença para o paciente, tendo em vista os cuidados que deve-se ter após o procedimento.
A principal diferença entre se extrair um ou mais dentes se baseia no fato de que a alimentação pode ficar um pouco mais complicada devido ao cuidado que deve ser tomado para evitar lesões.
Cuidados após tirar o siso
Após remover dente do siso, é necessário que o paciente tome alguns cuidados após a cirurgia de extração para evitar o surgimento de complicações.
Sendo assim, confira quais são os principais cuidados que devemos ter:
- Higienização bucal é extremamente importante para prevenir o acúmulo de bactérias sobre os dentes e assim evitar o surgimento de inflamações e infecções;
- Dar preferência a alimentos frios e macios para contribuir para a cicatrização e evitar feridas provocadas por alimentos rígidos;
- Evitar o consumo de alimentos muito rígidos, quentes ou condimentados para evitar lesões e inflamações;
- Utilizar os medicamentos de forma adequada para prevenir o surgimento de complicações derivadas de bactérias e também dores;
- Colocar uma compressa fria sobre a região onde o siso foi removido para reduzir os inchaços e a dor, além de promover uma melhor cicatrização.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.