O tratamento endodôntico é um tipo de tratamento bastante realizado nos consultórios odontológicos atualmente e é fundamental para reabilitações orais.
Nesse artigo, falaremos mais a respeito do tratamento endodôntico, como o que é, por que é realizado e como é feito. Confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é tratamento endodôntico?
O tratamento endodôntico, também conhecido como tratamento de canal, é um procedimento responsável por realizar a remoção da polpa dentária.
Após a remoção da polpa dentária, é feita uma limpeza para remover as impurezas e logo em seguida é realizada a selagem das raízes para evitar novos problemas de contaminação.
Assim que a selagem das raízes é realizada, é feito um preenchimento do interior do dente, normalmente utilizando-se resina odontológica.
Através desse preenchimento do interior do dente o paciente reganha as funcionalidades do dente, visto que seu dente retornará ao formato funcional.
Quais são os motivos que tornam necessário a realização de um tratamento endodôntico?
O tratamento endodôntico geralmente é realizado por conta de problemas que comprometem a polpa dentária do paciente.
Sendo assim, confira quais são os principais tipos de complicações que podem levar à necessidade de se realizar esse tratamento:
Avanço de cáries
A cárie é um problema formado pelo acúmulo de bactérias na superfície dos dentes que geralmente ocorre por conta da má higienização dos dentes.
Essas bactérias acumuladas se alimentam das partículas de alimentos presentes na boca e esse processo acaba resultando na produção de um ácido, que é corrosivo para os dentes.
Com o passar do tempo, esse ácido vai corroendo o dente criando pequenos furinhos em sua superfície que futuramente chegam a polpa do dente e acabam comprometendo-a.
Desse modo, ao chegarem no interior do dente e comprometerem a polpa dentária, é necessário realizar um tratamento endodôntico a fim de evitar que o dano causado por ela se propague para outras estruturas da boca.
Fraturas dentárias
As fraturas dentárias podem ocorrer pelos mais diversos motivos, sejam elas por acidentes, traumas ou até mesmo devido ao bruxismo.
Algumas vezes elas podem ocorrer de forma que a fratura ocorra apenas de forma externa ao dente, ou seja, somente no esmalte dentário, o que por sua vez não compromete o dente em nada.
Porém, algumas vezes essas fraturas podem ser mais profundas e comprometerem a polpa dentária, o que pode causar dor e incômodo ao paciente, além da possibilidade de causar outros problemas como a necrose da polpa.
Tratamento endodôntico passo a passo
O tratamento de canal começa a partir da indicação feita por um dentista quando percebe a presença de alguma complicação na polpa dentária.
Após a indicação do tratamento, são feitos todos os exames necessários para sua realização e para verificar se ela realmente precisa ser feita e assim que todos os exames são realizados, agenda-se o exame.
O passo a passo do tratamento endodôntico é feito da seguinte forma:
- Aplica-se anestesia no paciente;
- Remove-se a polpa dentária comprometida;
- Faz-se a limpeza do local onde ficava a polpa;
- Realiza-se a selagem dos canais radiculares;
- Preenche-se o interior do dente, geralmente com resina odontológica e finaliza-se o procedimento.
Cuidados após o tratamento endodôntico
Geralmente o tratamento endodôntico é realizado em uma única consulta, no entanto, para o seu sucesso é necessário que o paciente adote os devidos cuidados pós-procedimento.
Sendo assim, confira alguns dos cuidados que são essenciais para o sucesso do tratamento:
Cuide da alimentação
Após a realização do canal dentário, é recomendado que o paciente tenha alguns cuidados quanto à alimentação.
É importante evitar ingerir alimentos muito rígidos e pegajosos nos primeiros dias, pois nesse período a obturação se encontra um pouco mais frágil.
Repousar
Após a realização do procedimento, é recomendado que inicialmente o paciente mantenha repouso por alguns dias para contribuir para o processo de cicatrização.
Sendo assim, é recomendado evitar qualquer atividade que exija o uso de muita força muscular para evitar o surgimento de complicações.
Também é recomendado evitar apertar os dentes, visto que isso também pode acabar comprometendo o tratamento endodôntico.
Tome os medicamentos
Assim como vários outros tipos de procedimentos odontológicos, o tratamento endodôntico também exige que o paciente tome alguns medicamentos para evitar complicações.
Geralmente o dentista recomenda o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para evitar dores e o surgimento de inflamações.
Dessa forma, é recomendado que o paciente tome os medicamentos na dosagem e na hora correta para evitar problemas.
Higienizar os dentes da forma correta
A higienização dos dentes é um ponto muito importante para evitar o surgimento de complicações e após a realização do tratamento endodôntico ela é ainda mais importante.
No entanto, nos primeiros dias é recomendado escovar os dentes com maior cuidado na região do tratamento visto que a obturação ainda não está completamente fixa.
Realizar o acompanhamento com o profissional
A realização do tratamento endodôntico não significa que o paciente está livre de realizar consultas ao dentista.
Porém, após a realização do procedimento é ainda mais importante ir ao dentista regularmente, pois através dessas visitas será possível realizar o acompanhamento da obturação.
Visitas regulares ao dentista
A partir das visitas regulares ao dentista garantem que o dentista possa avaliar a necessidade de realizar um tratamento endodôntico.
Desse modo, elas também permitem que ele acompanhe o tratamento e realize qualquer tipo de manutenção que seja necessária.
Por meio delas também é possível identificar e tratar a presença de problemas de saúde bucal logo em seu início.
Isso permite que eles possam ser tratados antes de se tornarem maiores complicações e seja necessário realizar tratamentos endodônticos ou até mesmo a extração.
Elas também permitem a realização de procedimentos como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!