O tratamento expectante é uma forma menos invasiva de manter a vitalidade do dente afetado por algum tecido cariado. Mas, como é realizado o tratamento?
Continue a leitura do artigo para saber mais sobre essa e outras informações:
Aqui você vai encontrar:
O que é tratamento expectante?
O tratamento expectante (TE) é um tratamento conservador que busca manter a vitalidade dentária através da remoção incompleta do tecido cariado, para que a polpa do dente não seja atingida e não seja necessária a realização de um canal dentário.
Após a remoção, é realizado um preenchimento com substância chamada hidróxido de cálcio para uma restauração provisória. Em uma próxima sessão, o tecido cariado restante é removido por completo e é realizado um selamento através de restauração definitiva, de 2 a 9 meses depois, dependendo do tempo de recuperação da polpa.
Tratamento expectante: passo a passo
- Primeiramente a dentina cariada é removida por brocas em baixa rotação e curetas, limpando especialmente as paredes circundantes;
- Logo após, a cavidade aberta deve ser lavada com solução de hidróxido de cálcio, com atenção especial para todas as partes da lesão;
- Após a limpeza, deverá ser aplicada uma camada de cimento de hidróxido de cálcio na região;
- Em seguida, a cavidade deverá ser restaurada com cimento de ionômero de vidro restaurador ou cimento de óxido de zinco e eugenol;
- Após preenchida a cavidade, deve-se aguardar entre 45 a 90 dias para encontrar novamente o dentista e continuar o procedimento;
- Na sessão seguinte, é realizada uma radiografia periapical, para que o dentista verifique se ocorreu a formação da barreira dentinária mineralizada;
- Após o diagnóstico, realiza-se um teste térmico da vitalidade pulpar no paciente para verificar se o procedimento foi bem sucedido e a polpa dentária não sofreu nenhum dano;
- Para finalizar, a restauração provisória é removida, com intuito de abrir espaço para aplicação de um material de restauração definitiva na região tratada.
Quais os benefícios de realizar o tratamento expectante?
Segue alguns benefícios da realização desse procedimento:
-
Preservação da estrutura dental natural
O tratamento expectante evita a realização de procedimentos mais invasivos, como extrações ou restaurações extensas, especialmente quando se trata de dentes permanentes, uma vez que eles são essenciais para uma oclusão adequada e garantem maior saúde bucal.
-
Redução de custos
O tratamento expectante pode ajudar a reduzir os custos financeiros associados à realização de procedimentos mais invasivos, além de que os acompanhamentos médicos realizados durante e após o procedimento podem ajudar a detectar problemas de forma precoce, resultando em tratamentos menos complexos e mais econômicos.
-
Preservação estética
Tratamentos menos invasivos podem contribuir para a preservação da estética natural do sorriso, evitando a necessidade de procedimentos que possam afetar a aparência dos dentes.
-
Menor risco de complicações
O tratamento expectante, além de ser menos invasivo, permite que o dentista monitore de perto a condição do dente e intervenha precocemente caso ocorra alguma complicação, reduzindo o risco de doenças graves.
Para quem o tratamento expectante é indicado?
O dentista, através de uma observação cautelosa da cárie e da região por ela afetada, irá decidir quais pacientes podem passar por esse procedimento.
Geralmente o tratamento é indicado para pessoas que não possuam comprometimento irreversível da polpa dentária. Também deve-se analisar se outros procedimentos, como o canal, podem agravar ainda mais a região afetada através da exposição pulpar.
Existe contraindicação para a realização do tratamento expectante?
Existem algumas situações em que o procedimento é contraindicado. Segue algumas delas:
-
Infecção ativa ou grave
O tratamento expectante pode não ser apropriado para pacientes com infecções severas nos dentes, sendo indicado e possivelmente necessário realizar um canal completo, onde será removida a infecção e a saúde do dente será restaurada.
-
Dente fraturado ou comprometido estruturalmente
Quando o dente se encontra nessas condições não é possível garantir a estabilidade ou longevidade do tratamento expectante, sendo mais indicada uma extração e opções de substituição, como implantes dentários.
-
Histórico de falha de tratamento endodôntico prévio
Caso o dente já tenha passado por um tratamento de canal mal sucedido, pode ser necessária a realização de um tratamento de canal completo ao invés de tratamento expectante.
-
Lesões apicais extensas
Em casos de lesões apicais (na ponta da raiz) extensas, o tratamento expectante pode não auxiliar na recuperação dentária, sendo mais adequada a realização do tratamento de canal completo.
Vale lembrar que somente um dentista especializado em endodontia pode realizar as avaliações necessárias e determinar qual é o tipo de tratamento mais adequado para cada caso.
Qual o objetivo do tratamento expectante?
Entre os objetivos da realização do tratamento expectante estão:
- Impedir o agravamento da lesão cariosa;
- Barrar o circuito metabólico dos fluidos bucais às bactérias do tecido cariado;
- Impedir a infiltração no dente;
- Combater as bactérias presentes;
- Restaurar, pela adição de minerais, a dentina descalcificada;
- Hipermineralizar a dentina sadia oculta;
- Ativar o desenvolvimento de dentina reparadora.
Quais são os cuidados necessários após a realização do tratamento expectante?
Depois de realizar o tratamento expectante, é extremamente importante manter alguns cuidados para garantir o sucesso e a preservação do dente tratado. Segue alguns exemplos de cuidados pós procedimento:
-
Higiene bucal adequada
Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e usando o fio dental diariamente são exercícios fundamentais para os cuidados com a higiene bucal.
Use uma escova de dentes macia e pasta de dente com flúor, para impedir a formação de placa bacteriana e o desenvolvimento de cáries.
-
Evitar alimentos duros e pegajosos
Alimentos duros podem danificar o dente tratado e alimentos pegajosos, como caramelos ou chicletes, que podem causar a deslocamento da obturação temporária. Logo, evite o consumo desses itens.
-
Não mastigar do lado do dente tratado
Evite realizar a mastigação no lado do dente tratado, pelo menos até a conclusão do tratamento e que seja realizada uma restauração final, evitando o deslocamento da obturação temporária e protegendo o dente tratado.
-
Consultas de acompanhamento
Consultas regulares com o dentista são fundamentais para avaliar o progresso do tratamento e realizar quaisquer ajustes necessários. Logo, informe o seu dentista sobre o surgimento de anomalias e sinais de doenças após o tratamento expectante.
Só assim o dentista poderá fazer as recomendações necessárias para o cuidado pós-tratamento e garantir a saúde e longevidade do dente tratado.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem o acompanhamento do estado da saúde e da higienização bucal do paciente. Assim, o profissional consegue identificar possíveis anomalias e oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dores nos dentes, o que auxilia no tratamento precoce de doenças e evita a necessidade de tratamentos invasivos.
Essas visitas também garantem a profilaxia, através da limpeza profissional dos dentes, em que é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes na arcada dentária.
Além disso, o dentista também consegue avaliar a qualidade da higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas!
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.