Saúde Bucal

A Vitamina K2 é formada por um grupo de nutrientes que auxiliam na coagulação sanguínea, contribuindo para uma melhor saúde óssea e ausência de hemorragias.

Conheça, abaixo, mais sobre esse composto, os benefícios e contraindicações:

O que é vitamina K2?

Conhecida também como menaquinona, a vitamina K2 é responsável pela produção de diversas proteínas no organismo e faz parte de um conjunto de substâncias que formam o grupo de vitaminas K. “K” vem do alemão “koagulation”, e a coagulação do sangue é uma das principais contribuições desse grupo lipossolúvel, ou seja, o transporte dessas vitaminas é realizado através de gorduras.

Além da menaquinona, estão presente no grupo das vitaminas K a filoquinona (K1, mais encontrada nos vegetais) e a menadiona (K3, mais encontrada através de suplementos).

Para que serve a vitamina K2?

Sabendo o que é a vitamina K2, sua função é auxiliar o fígado a produzir proteínas que realizam a coagulação sanguínea e equilibram a quantidade de cálcio, através do transporte de minerais que aprimoram a densidade óssea, tornando os ossos e os dentes ainda mais fortes.

Outra função da K2 é prevenir a queda de cálcio nas paredes dos vasos sanguíneos, evitando a aterosclerose e, consequentemente, reduzindo as chances de surgir infarto ou AVC.

Em quais alimentos posso encontrar presença da vitamina K2?

Geralmente, a vitamina K2 está presente em alimentos de origem animal, como carnes, banha, leite, fígado, gemas de ovos, queijos, manteigas e, também, alimentos à base de soja.

Inclusive, se você tem dúvidas sobre o que comer quando extrai um dente, saiba que é indicada a ingestão de alimentos que contenham essa substância vitamínica.

Imagens de alimentos de origem animal, fontes de vitamina K2.

Qual a diferença da vitamina K2 para a K1?

Embora ambas exerçam a mesma função no organismo, a vitamina K2 é absorvida com mais facilidade e permanece agindo por mais tempo do que a K1.

Para quem é indicada a ingestão de vitamina K2?

Primeiramente, é realizado exame laboratorial para indicar se realmente há déficit dessa substância no organismo. Se a resposta for positiva, ela deve ser suplementada.

Também podem receber indicações da ingestão da vitamina K2 pessoas que passaram por cirurgias bariátricas, bebês prematuros e pessoas que ingerem medicamentos que reduzem a ingestão de gordura no organismo.

Qual a dosagem indicada para uso diário?

Quando recomendada, a quantidade que deverá ser administrada irá depender da deficiência dessa substância no organismo, além da faixa etária do paciente, e isso será definido pelo profissional da saúde.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Por que devem ser indicados vitamina K2 para recém-nascidos?

Durante a gestação, os bebês não conseguem absorver grandes quantidades de vitaminas pela placenta, nem após a gestação com o leite materno. Logo, a função hepática e quantidade de vitaminas precisam ser fortalecidas, para evitar possíveis hemorragias no organismo.

Por isso, é indicado que nas primeiras 6 horas após o nascimento, o recém-nascido receba uma dose com vitamina K2.

Os benefícios da vitamina K2 no organismo

Confira para que serve a vitamina K2:

  • Deixa os dentes mais fortes e saudáveis, além de renovar a esmaltação dos dentes
  • Ajuda na saúde cardíaca e nos vasos sanguíneos, evitando o acúmulo de cálcio nas artérias.
  • Melhora a saúde óssea no organismo
  • Ajuda na prevenção da doença de Parkinson
  • Ajuda na prevenção da diabetes tipo 2
  • Pode prevenir o câncer de próstata

Qual o melhor horário para se fazer ingestão da vitamina K2?

Durante o almoço e jantar onde, geralmente, são realizadas refeições mais ricas em lipídios (gorduras), o transporte e absorção da vitamina K2 pode ser realizado com mais facilidade.

Cápsulas de vitamina K, incluindo a presença da vitamina K2

Quais os perigos da ausência de vitamina K2 no organismo?

Sangramentos na urina, fezes e estômago, além de hemorragias graves pós traumatismos podem ocorrer, além do enfraquecimento dos ossos (osteoporose). Podem, também, causar sensibilidade nos dentes e sangramento nas gengivas.

Não se esqueça que manter atenção ao uso de antibióticos, que reduzem a presença das bactérias produtoras da vitamina K no intestino, é importante.

E quais os perigos do excesso de vitamina K2 no organismo?

Coagulação sanguínea e trombose, além da perda da função hepática são alguns dos perigos do excesso que, raramente, vem através do consumo de alimentos que possuem vitamina K2, mas, sim, da administração de suplementos sem orientação de um profissional da saúde.

Para quem a vitamina K2 é contraindicada?

A ingestão da vitamina K2 é contraindicada para mulheres grávidas, lactantes, e pessoas que administram anticoagulantes.

Lembre-se sempre: nenhum suplemento ou medicamento deve ser administrado sem conhecimento ou indicação de um profissional.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são decisivas para a manutenção dos cuidados e conhecimento das necessidades que devem ser mantidas para conquistar uma saúde bucal impecável.

Isso porque, nas visitas ao consultório, o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional).

É também por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar se existe alguma anormalidade, sensibilidade, infecções, bactérias e tratar problemas de forma precoce. Pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.

O indicado é que a frequência seja mantida ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO