Lesão bucal se remete a manchas, ferimentos, e inchaços que comprometem a zona bucal e a saúde da boca. São caracterizadas pelo aparecimento de feridas e alterações na boca, seja na língua, nos lábios ou no tecido gengival.
Dentre os possíveis sintomas estão fortes dores, sangramento, vermelhidão e inchaço.
Há diversos tipos de lesões bucais que comprometem a estética e a saúde da boca.
Conheça alguns exemplos:
As aftas, também chamadas de estomatite aftosa recorrente – EAR, são caracterizadas por feridas esbranquiçadas na zona bucal.
Costumam ser bastante dolorosas e podem causar um mal estar por certo período de tempo.
Os sintomas perceptíveis pelo aparecimento da estomatite aftosa é a ferida branca com borda avermelhada, que na maioria dos casos ocorre na língua e nas demais mucosas da boca.
As lesões bucais vindas do câncer de boca geralmente são identificadas por serem lesões que não desaparecem com o tempo, sinalizando que algo não está certo no organismo.
Quanto aos sintomas do câncer bucal estão úlceras indolores que não somem, feridas em formato de arredondado, o aparecimento de nódulos e caroços seja na língua ou na boca.
A herpes labial é uma virose transmissível, que aparece nos lábios da boca, na língua ou nas gengivas. O primeiro sinal do vírus HSV tipo 1 é justamente um ferimento avermelhado em algum desses locais.
Entre os sinais da herpes labial pode-se citar bolhas e feridas de dores intensas na boca, além de náuseas, vômitos, febre, dores de cabeça e na garganta.
A candidíase é decorrente do fungo Candida albicans, que ao se acumular na cobertura da boca leva a lesões brancas que são comuns na língua ou nas paredes das bochechas.
As lesões também podem se alastrar para a gengiva, céu da boca, gengiva, e até mesmo amígdalas. As feridas dolorosas podem sangrar com o toque.
Por fim, há as lesões da doença mão-pé-boca, que são bastantes comuns em crianças. Seus sinais surgem de três a seis dias após a infecção pelo vírus.
Seus sintomas mais comuns incluem lesões vermelhas bastante doloridas no interior das bochechas e da língua, além de manchas avermelhadas nas mãos e nos pés, febre, dor na garganta e mal-estar.