Qual o melhor remédio para dor de dente? Confira a lista

O remédio para dor de dente é uma das formas de tratamento mais eficientes quando se relaciona a esse sintoma. Por sua vez, a dor de dente é um sinal de que algo não está certo na zona bucal.

Pode ser causada por diversos fatores, incluindo a incidência de problemas como as cáries, dentes quebradiços, inflamação dentária ou o nascimento do siso.

A medicação é uma das principais formas de tratar e amenizar a dor de dente. Ela pode ser feita por meio de medicamentos como anti-inflamatórios e anestésicos locais. Veja quais são os melhores remédios para dor de dente:

Qual o melhor remédio para dor de dente?

A Dipirona é um dos tipos de analgésicos mais indicados contra a dor de dente leve ou moderada. O seu uso pode ser feito em gotas em doses de 500 mg/ml ou pela ingestão de comprimidos em doses de 500 mg.

Dipirona

Outro analgésico que pode ser utilizado no tratamento da dor de dente é o paracetamol. Também é indicado diante de sintomas leves e intermediários, assim como está disponível em gotas e comprimidos. 

Paracetamol

A dosagem em comprimido pode ser de 500 mg ou de 750 mg, sendo a primeira indicada antes e depois de refeições de 3 a 4 vezes ao dia e a segunda na frequência de 3 a 5.

Os anestésicos locais são outro tipo de medicamento que podem ser usados na intenção de amenizar a dor de dente. Atuam diretamente sob os nervos do dente dolorido e assim, fornecendo uma amenização rápida do incômodo. Pode ser encontrado em benzocaína gel ou lidocaína pomada.

Anestésicos locais

Agora citando os anti-inflamatórios, também são usados para amenizar a dor de dente, atuando na diminuição da sintetização das substâncias que estão por trás da inflamação.

Ibuprofeno

São encontrados em solução de gotas e em comprimido. Possuem um bom efeito contra a dor de dente apenas com a ingestão de 1 ou 2 comprimidos (200mg), sendo feita na frequência de 8 em 8 horas, depois de refeições.

O naproxeno é um anti-inflamatório com potencial analgésico, tendo como atuação a redução da dor de dente. Pode ser encontrado em comprimido e ser ingerido em dois tipos de dose (250 mg e 500 mg).

Naproxeno

Quanto ao revestido em 250 mg, pode ser consumido diariamente de 1 a 2 vezes, com a dose limite de 2 comprimidos. Já o em 500 mg, tem a dose máxima de 1 comprimido por dia, sendo 1 vez ao dia.

Por fim, o ácido acetilsalicílico, também chamado de aspirina, se trata de um anti-inflamatório que pode ser utilizado para diminuir sintetização das substâncias que motivam a inflamação pela dor de dente.

Ácido acetilsalicílico

Se encontra disponível em comprimidos de 500 mg, sendo o seu uso adulto de 1 comprimido em um intervalo de 8 horas, ou 2 em um intervalo de 4 horas logo após a alimentação. A dose máxima é de 8 comprimidos por dia.

Quando as dores se remetem a uma inflamação no dente do siso, o mais indicado é o uso de um anestésico local. Tal como a Benzocaína, que é usada como calmante para dores, já que impede a transmissão de impulsos nervosos, reduzindo a penetrabilidade da membrana neuronal ao iodeto de sódio.

Remédio para dor de dente siso

Benzocaína

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!

VISITE E SAIBA MAIS EM NOSSO SITE