O mau hálito é causado por bactérias, que se acumulam na boca devido aos restos de comida que ficam nela.
Na maioria das vezes está associado a falta de higiene e de cuidado com a boca.
É uma alteração do hálito que o deixa muito desagradável, e pode significar ou não uma mudança patológica.
É um sinal de que há alguma disfunção em nosso organismo e que você precisa de tratamento ou orientação profissional.
Além disso, a halitose também pode ser causada por outras doenças como a sinusite, dor de garganta, problemas no estômago e, em alguns casos pode se desenvolver devido a doenças como diabetes, insuficiência hepática ou renal.
Existem alguns remédios que poderão ajudar a eliminar o mau hálito, combinados com os devidos cuidados a higiene bucal.
Veja aqui algumas receitas de remédios caseiros para eliminar o mau hálito:
Rico em óleo essencial e em eugenol, o cravo-da-índia possui ação antisséptica e antibacteriana que ajuda a combater e eliminar as bactérias causadoras do mau hálito, além disso são refrescantes, o que mantém o hálito fresco.
O extrato de própolis possui propriedades antibacterianas, que ajudam a eliminar as bactérias que estão causando o mau hálito. Ele também inibe a produção de compostos de enxofre por essas bactérias, por isso é uma boa opção de remédio caseiro para o mau hálito.
Folhas de salsinha que possuem um aroma fresco e uma grande quantidade de clorofila com propriedades antibacterianas, ajudam a eliminar as bactérias da boca.
Para usá-la você deve mastigar as folhas frescas sempre após as refeições, por alguns minutos, e depois que mastigar enxague a boca com água.
A infusão de eucalipto possui ação antibacteriana e antisséptica devido ao eucaliptol, que ajuda a remover as bactérias que produzem compostos de enxofre na boca.
Este óleo é rico em mentol e mentona, que possuem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas, que ajudam o nosso organismo a eliminar as bactérias que causam o mau hálito além de manterem o hálito fresco.