Em alguns casos é necessária a administração de xarope para tosse seca. Esses xaropes podem ser diversificados, pela diferença de idade entre as pessoas acometidas pela tosse e, também, pelas razões nas quais a tosse alérgica está se apresentando.
Conheça aqui o xarope para tosse seca ideal e quais ações podem auxiliar no alívio do incômodo causado:
Aqui você vai encontrar:
O que é tosse seca?
A tosse seca é um tipo de reação, muitas vezes de defesa do organismo, em que a tosse elimina pouco ou nenhum muco, em prol de tentar eliminar microrganismos presentes.
A maior parte dos relatos é de que incomoda mais no período noturno e sua intensidade pode ser variável.
Ela pode ser proveniente de alergias que acometem a respiração ou sintomas de doenças, geralmente causadas pelo vírus influenza.
Geralmente, a tosse seca pode ir sumindo gradativamente, mas, caso não suma, pode ser sinais de doenças respiratórias, como sinusite, bronquite, rinite e outras.
Além disso, tosses que prolongam por 3 semanas podem significar pneumonias, tuberculares ou outras enfermidades mais graves. Nesse caso de persistência e piora, um médico deverá ser consultado, especialmente se houver sinais de febre, dores e outros.
Em alguns casos mais tranquilos, com certeza, os profissionais da saúde poderão receitar algum tipo de xarope ou remédio para tosse seca, considerando seu histórico, alergias e outros fatores.
A melhor forma de evitar o aparecimento desse incômodo é aderindo hábitos de vida saudáveis, para fortalecer o sistema imunológico. Uma boa alimentação e exercícios físicos são fundamentais. Mas, existem outras formas de evitar. Por exemplo:
- Ingerir mel e outras produções de abelhas, como própolis;
- Manter os ambientes em que convive sempre limpos e ventilados;
- Realizar uma higiene bucal cautelosa e bem feita;
- Ingerir bastante água durante o dia;
- Evitar altas exposições a ar condicionado;
- Beber álcool com moderação;
- Não fumar.
Quais as causas mais comuns da tosse seca?
-
Infecções respiratórias:
Podem deixar a garganta inflamada e, assim, provocar a tosse seca.
-
Alergias:
As alergias deixam as vias respiratórias irritadas e sensíveis, especialmente a garganta, causando tosse alérgica. Elas podem ser causadas por poeiras, ácaros e outros. Podem, também, causar coceira, dor, ressecamento e outros sintomas.
-
Condições climáticas:
Baixas temperaturas e/ou umidade relativa do ar resseca a mucosa respiratória, deixando-a sensível a irritação de microrganismos, vez que o muco protege as vias aéreas.
-
Refluxo gastroesofágico:
No refluxo gastroesofágico, o ácido e o conteúdo do estômago sobem à garganta, causando lesões na parede da mucosa e, consequentemente, sensibilidade, irritações e alergias.
-
Reação a medicamentos
Alguns medicamentos contínuos ou utilizados irregularmente causam irritação na garganta. O ideal é buscar auxílio médico e jamais se automedicar.
-
Doença respiratória crônica
Quando causada por essa doença, a pessoa pode desenvolver fortes frequentes e contínuas, e sentir dores no tórax.
-
Outras doenças que podem provocar tosse seca:
- Tuberculose;
- Câncer de pulmão;
- Inalação de corpos estranhos.
- Bronquite aguda;
- Gotejamento pós-nasal;
- Embolia pulmonar;
- Insuficiência cardíaca;
- Pneumonia;
- Asma.
Qual o melhor xarope para tosse seca?
Existem 4 tipos de xarope para tosse seca que podem ser eficazes no tratamento desse incômodo. São eles:
- antitussígenos (supressores da tosse);
- antialérgicos (anti-histamínicos);
- xaropes naturais;
- opioides.
Antitussígenos ou supressores de tosse:
Também chamados de supressores da tosse, esse xarope para tosse seca servem para realizar o controle do impulso que nos faz tossir.
Eles realizam a diminuição da sensibilidade na região da garganta ou interagem com o sistema nervoso, impedindo o surgimento dos sintomas que provocam a contração dos pulmões para expulsar a tosse.
Antialérgicos:
Xarope para tosse alérgica. Também são conhecidos, popularmente, como anti-histamínicos, e controla os sintomas provocados por alergias que causam irritabilidade na mucosa respiratória.
São xarope para tosse seca que diminuem a irritação nas vias respiratórias são eficientes, mas provocam o ressecamento das mesmas durante a presença de tosse seca.
Mas, caso haja a presença de gotejamento pós-nasal, ainda é possível utilizar esses medicamentos sem complicações.
Xaropes naturais:
Existem diversas substâncias que, misturadas, produzem medicamentos naturais que auxiliam na defesa e na limpeza das vias respiratórias. Algumas das substâncias para tosse seca caseiras são:
- mel: age como anti-inflamatório e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;
- gengibre: anti-inflamatório e analgésico, que ajuda a diminuir o inchaço, dor e a irritação causadas pela tosse seca;
- limão: contém vitamina C e realiza ação antifúngica e bactericida, ajudando a limpar a mucosa da garganta e a diminuir a tosse.
O xarope natural pode ser preparado da seguinte forma:
- 1 pedaço pequeno de gengibre, descascado e picado;
- 1 xícara (250ml) de mel;
- 1 limão médio, cortado em rodelas;
- 3 colheres de sopa de água filtrada.
Misture os ingredientes e leve ao forno, por aproximadamente 10 minutos, na temperatura média. Depois, desligue o fogo e tampe o recipiente para realizar uma infusão por aproximadamente 5 minutos.
Esse xarope para tosse seca deve ser mantido em geladeira, de preferência em um recipiente de vidro, e o indicado é tomar 3x no dia ou em crises de tosse.
Opioides
Esse xarope para tosse seca tem poder analgésico e sedativo de grau alto, e seu uso deve ser controlado e cauteloso, pois podem viciar. Exemplos comuns desses medicamentos são a oxicodona, codeína e morfina.
Os opioides são encontrados em fármacos da classe dos antitussígenos, pois têm ação central.
Qual o melhor xarope para tosse seca infantil?
A saúde da criança também merece cuidados especiais, e as tosses secas nesses pacientes também possuem diversas causas. E a verdade é que não existe um melhor xarope para tosse seca infantil.
Logo, caso sua criança esteja com tosse seca, não a medique sem orientação médica, especialmente se ela apresentar quadros de alergia a substâncias medicamentosas e outras doenças.
LEIA TAMBÉM: O que é bom para tosse seca? Descubra aqui!
A ausência de cuidados com a saúde bucal pode causar tosse seca?
Sim! Não realizar os devidos cuidados com sua higiene bucal pode causar variadas inflamações e infecções que têm como sintomas a tosse seca.
Logo, escovar bem os dentes, utilizar enxaguante bucal, fio dental e outras ações, podem ser fundamentais para evitar esse tipo de incômodo.
Além do mais, visite o seu odontologista regularmente! Ele também pode te auxiliar no alívio dos sintomas de doenças virais, respiratórias e te proporcionar dicas para uma melhor qualidade de vida.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são decisivas para a manutenção dos cuidados com a arcada dentária. Isso porque é pelas visitas ao consultório que o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional).
É também por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar o estado da dentição, detectar e tratar problemas em sua fase inicial. Pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.
O indicado é que a frequência seja mantida ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.