Prótese dentária

Atualmente é bastante comum que ao alcançar determinada idade os pacientes acabem sofrendo de edentulismo, que é outro nome dado a perda da dentição permanente.

Nesse artigo você irá conferir mais a respeito dessa condição como o que é, o que pode causar e mais:

O que é edentulismo?

Edentulismo é o nome dado à condição caracterizada pela perda dos dentes permanentes, ou seja, uma pessoa é considerada edêntula quando ela sofreu a perda de alguns ou todos os dentes permanentes.

Essa condição pode ser causada por diversos fatores e também causar várias complicações, no entanto, existem formas de prevenir e de se tratar.

O que pode causar a perda dentária?

O edentulismo pode ser causado por uma série de fatores e pode afetar pessoas de diversas idades. Confira as principais causas abaixo:

Má higienização bucal

Assim como todos nós sabemos, a higienização dos dentes é um fator muito importante para a prevenção de diversas complicações que podem afetar a flora bucal do paciente.

Sendo assim, a má escovação e o uso inadequado do fio dental resultam em uma higienização ineficaz, o que pode causar problemas nos dentes levando ao edentulismo.

Periodontite

Essa doença periodontal, que é causada pela evolução da gengivite, geralmente ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro próximo as linhas da gengiva.

Quando essas bactérias digerem partículas de alimentos, elas liberam um ácido que ao entrar em contato com a gengiva, resulta em sua inflamação.

A periodontite é preocupante pois a medida que ela avança ela pode causar a destruição dos tecidos gengivais e ósseos, o que acaba deixando os dentes frouxos causando a perda dentária.

Poucas idas ao dentista

As visitas regulares ao dentista são fundamentais para a manutenção da boa saúde bucal, visto que através delas é possível realizar a profilaxia dentária, que é a limpeza profissionais e avaliar se há alguma outra complicação afetando a boca do paciente.

Dessa forma, através delas é possível garantir a boa higienização dos dentes, assim como o tratamento precoce de problemas, evitando suas complicações.

Alguns tratamentos e acidentes

Alguns tratamentos mais pesados como quimio e radioterapia podem acabar enfraquecendo o sistema imune, o que por sua vez pode resultar no surgimento de complicações gengivais, como gengivite e periodontite, assim como o aparecimento de cáries.

Apesar de não ser tão falado, o edentulismo também pode ser causado por conta de acidentes e traumas que ocorrem na região da boca.

Isso ocorre devido ao fato de que os acidentes muitas vezes podem exercer uma força maior do que a força que mantém os dentes presos a estrutura, fazendo que elas acabem saindo.

O que o edentulismo pode causar

O que o edentulismo pode causar?

O edentulismo é conhecido por causar déficit estéticos, o que faz com que muitos pacientes que sofrem com essa condição não se sentem bem em sorrir.

Além dos prejuízos estéticos, esse problema também pode causar complicações funcionais como:

• Deslocamento de dentes vizinhos;
  • Feridas na gengiva;
  • Reabsorção óssea;
  • Déficit nutricional em casos onde ocorre a alteração.

Dessa forma, é recomendado que se possível o paciente procure por uma forma de utilizar uma prótese dentária para se proteger dos problemas funcionais.

O que posso fazer se perder os dentes?

Se você acabar sofrendo de edentulismo, é recomendado que procure por um dentista para confeccionar uma prótese dentária para se proteger dos problemas gerados pela perda dentária.

Dessa forma, confira os tipos de prótese que você pode utilizar:

• Prótese fixa unitária é uma prótese fixa utilizada para repor um único dente perdido;
    • Ponte fixa é um tipo de prótese fixa que é utilizada para repor alguns dentes perdidos de forma adjacente;
    • Ponte móvel é um tipo de prótese removível que é utilizada para repor alguns dentes perdidos de forma alternada;
    • Overdenture e dentadura são dois tipos de prótese total removível utilizadas para repor todos os dentes de uma arcada, sendo que uma é fixa sobre implantes e a outra não;
  • Protocolo dentário é um tipo de prótese total fixa, que é utilizada para repor todos os dentes de uma arcada.

Como prevenir o edentulismo?

Tendo em vista que a maior parte dos casos de edentulismo são causados por maus cuidados de higiene bucal e a falta de periodicidade das visitas ao consultório odontológico.

Sendo assim, a melhor forma de se prevenir a perda dentária é mantendo bons cuidados de higiene bucal, escovando os dentes e utilizando o fio dental da maneira correta.

Além disso, o paciente também deve realizar visitas regulares ao dentista para realizar a profilaxia dentária e uma avaliação dos dentes.

Dessa forma o dentista será capaz de diagnosticar quaisquer tipos de complicações que possam surgir e gerar complicações bucais.

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecerem ao paciente a oportunidade de realizar o acompanhamento do uso da prótese, além de também ser possível pedir o orçamento da prótese.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!Banner "conheça os planos dentalvidas"