A língua é um órgão extremamente importante do corpo humano responsável por exercer diversas funções, e, assim como os outros órgãos, ela está suscetível a sofrer com as doenças da língua.

Desse modo, ela pode sofrer com as diversas doenças da língua nas quais cada uma possui uma causa e um tratamento diferente.

Portanto, para conseguir manter a boa saúde dela, é importante conhecê-las para saber como evitá-las e como tratá-las.

Sendo assim, saiba mais a respeito das doenças da língua:

língua geográfica

1 – Língua geográfica

A língua geográfica é uma condição que forma algumas lesões avermelhadas na superfície da língua, o que deixa-a com a aparência de um mapa, que é o motivo para o seu nome.

Geralmente os sintomas ligados a língua geográfica são:

• Manchas na língua;
  • Língua com bordas brancas;
  • Falta de papilas gustativas em algumas partes da língua;
  • Dor ou ardência ao ingerir alimentos muito condimentados.

Atualmente não há uma causa certa para seu surgimento, porém certas condições estão associadas ao seu aparecimento, como:

• Atopias;
  • Doenças que afetam pele;
  • Mudanças hormonais ou emocionais;
  • Alergias;
  • Fatores genéticos;
  • Déficit vitamínico.

Geralmente, ela é identificada por meio de uma análise clínica feita por um médico ou dentista, por meio da avaliação de sua estrutura e dos sintomas.

Além disso, o profissional pode pedir exames para confirmar ou não a presença de infecções por microrganismos em sua estrutura.

Pelo fato de a língua geográfica normalmente desaparecer sozinha, normalmente não há a necessidade de nenhum tipo de tratamento específico para ela.

Porém, em alguns casos pode-se utilizar alguns analgésicos ou anti-inflamatórios para conter os sintomas.

aftas na língua

2 – Aftas

A afta, que também é conhecida como estomatite ou úlcera oral, refere-se a uma condição onde há uma pequena inflamação da mucosa oral.

Isso faz com que apareçam pequenas feridas no interior da boca e podem atingir qualquer parte da mucosa bucal, seja a língua, gengivas e/ou bochechas.

Os sintomas relacionados à afta são:

• Formação de pequenas feridas ovais esbranquiçadas que podem chegar até 1 cm de diâmetro;
  • Dor e ardência, especialmente ao ingerir alimentos ácidos ou condimentados;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão em volta da ferida.

As aftas podem se desenvolver em qualquer faixa etária, até mesmo em bebês. Sendo assim, veja quais são suas possíveis causas:

• Impactos;
  • Alto consumo de alimentos ácidos;
  • Déficit vitamínico;
  • Alterações emocionais;
  • Doenças autoimunes.

Além desses, a afta também pode ser um sintoma de algumas doenças como gonorreia, herpes e sífilis.

As aftas costumam desaparecer em um período de até 2 semanas, e caso não desapareçam nesse período é importante buscar ajuda profissional.

No entanto, caso o paciente queira se livrar dessa condição de maneira mais rápida, ele pode utilizar algum remédio para afta.

Para evitar o aparecimento das aftas, o paciente deve:

• Manter uma alimentação saudável;
  • Ter um sono regulado;
  • Hidratar-se;
  • Manter uma boa higiene bucal, evitando utilizar força excessiva na hora de higienizar os dentes;
  • Praticar algum tipo de atividade física regularmente.

A identificação da afta é feita por meio do auto exame, e caso seja recorrente, é recomendado buscar atendimento profissional para  descobrir a causa.

lingua pilosa

3 – Língua pilosa

A língua pilosa é uma condição na qual se forma uma camada preta sobre a língua. Essa camada é composta por microrganismos e partículas de pele.

Os sintomas da língua pilosa são:

• Formação de uma camada negra sobre a língua;
  • Sensação de língua cabeluda;
  • Gosto ruim na boca;
  • Halitose.

Essa condição não possui uma causa específica, porém geralmente está associada ao crescimento excessivo das papilas gustativas sobre a língua.

Isso acaba fazendo com que sua superfície fique mais suscetível ao acúmulo de microrganismos e partículas de alimentos e pele, o que por sua vez acaba causando a tonalidade escura e causando o gosto ruim na boca.

Outras condições que contribuem para o aparecimento da língua pilosa negra são o consumo de cigarros, café e chás escuros.

Para tratar e evitar seu aparecimento, é recomendado manter uma alimentação saudável, evitar o consumo de cigarros e realizar uma boa higiene oral, em especial da língua.

Dessa maneira, é possível remover e evitar o acúmulo de partículas sobre a língua, o que por sua vez auxilia no combate à língua pilosa negra.

Em alguns casos, um profissional da saúde pode recomendar a utilização de antibióticos ou antifúngicos para tratar essa condição quando é causada por microrganismos.

câncer lingual

4 – Câncer lingual

O câncer lingual é uma condição rara que pode afetar a língua e seus sintomas geralmente passam despercebidos até que ela esteja em um estado mais avançado.

Desse modo, os principais sintomas do câncer lingual são:

• Dor na língua constante;
  • Surgimento de manchas na língua e na boca que algumas vezes podem ser doloridas;
  • Desconforto durante a ingestão de alimentos;
  • Halitose;
  • Sangramento lingual;
  • Dormência na boca;
  • Aparecimento de um caroço da língua.

Pelo fato de essa condição ser percebida apenas tardiamente, é recomendado buscar avaliação clínica ao notar algum dos sintomas acima ou suspeitar dessa condição.

A identificação do câncer na língua costuma ser feita através da biópsia feita a partir da coleta de uma amostra das células do local.

O câncer de língua não possui uma causa fixa, porém há suspeitas de que sua causa está relacionada a:

• Maus hábitos de higiene oral;
  • Consumo de cigarros e bebidas alcoólicas;
  • Presença de câncer oral no histórico familiar ou no histórico da própria pessoa.

Além disso, o HPV também é um fator que pode contribuir para o aparecimento do câncer lingual.

Por se tratar de um câncer, o tratamento é feito através de sessões de radioterapia ou quimioterapia.

candidíase oral

5 – Candidíase oral

A candidíase oral é uma condição causada pela infecção do fungo Candida Albicans e pode atingir tanto adultos quanto crianças.

Os principais sintomas dessa condição são:

• Manchas esbranquiçadas na boca;
  • Surgimento de aftas na língua ou bochechas;
  • Dor e/ou ardência nas áreas afetadas.

Essa condição é causada pelo fungo Candida que naturalmente habita sobre a pele e mucosas sem causar complicações. Porém, condições que afetem o sistema imunológico ou a quantidade desse fungo em determinada região podem levar ao surgimento da candidíase oral.

Além disso, outros fatores associados à sua causa são:

• Doenças endócrinas;
  • Déficit vitamínico;
  • Doenças autoimunes ou no sangue;
  • Boca seca;
  • Consumo elevado de carboidratos;
  • Uso de dentaduras para dormir;
  • Traumas;
  • Má higiene bucal;
  • Consumo de cigarros ou drogas.

O tratamento é feito a partir do uso de antifúngicos por um período de até uma semana. Além disso, é importante cuidar bem da higiene oral, a fim de evitar esse e outros problemas derivados de maus cuidados com a higiene bucal.

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o paciente possa ter o devido acompanhamento a respeito das doenças da língua.

Isso permite que o dentista as identifique com maior facilidade e de maneira precoce, o que facilita o tratamento delas.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.