A língua é um órgão extremamente importante do corpo humano responsável por exercer diversas funções, e, assim como os outros órgãos, ela está suscetível a sofrer com as doenças da língua.
Desse modo, ela pode sofrer com as diversas doenças da língua nas quais cada uma possui uma causa e um tratamento diferente.
Portanto, para conseguir manter a boa saúde dela, é importante conhecê-las para saber como evitá-las e como tratá-las.
Sendo assim, saiba mais a respeito das doenças da língua:
Aqui você vai encontrar:
1 – Língua geográfica
A língua geográfica é uma condição que forma algumas lesões avermelhadas na superfície da língua, o que deixa-a com a aparência de um mapa, que é o motivo para o seu nome.
Geralmente os sintomas ligados a língua geográfica são:
- Manchas na língua;
- Língua com bordas brancas;
- Falta de papilas gustativas em algumas partes da língua;
- Dor ou ardência ao ingerir alimentos muito condimentados.
Atualmente não há uma causa certa para seu surgimento, porém certas condições estão associadas ao seu aparecimento, como:
- Atopias;
- Doenças que afetam pele;
- Mudanças hormonais ou emocionais;
- Alergias;
- Fatores genéticos;
- Déficit vitamínico.
Geralmente, ela é identificada por meio de uma análise clínica feita por um médico ou dentista, por meio da avaliação de sua estrutura e dos sintomas.
Além disso, o profissional pode pedir exames para confirmar ou não a presença de infecções por microrganismos em sua estrutura.
Pelo fato de a língua geográfica normalmente desaparecer sozinha, normalmente não há a necessidade de nenhum tipo de tratamento específico para ela.
Porém, em alguns casos pode-se utilizar alguns analgésicos ou anti-inflamatórios para conter os sintomas.
2 – Aftas
A afta, que também é conhecida como estomatite ou úlcera oral, refere-se a uma condição onde há uma pequena inflamação da mucosa oral.
Isso faz com que apareçam pequenas feridas no interior da boca e podem atingir qualquer parte da mucosa bucal, seja a língua, gengivas e/ou bochechas.
Os sintomas relacionados à afta são:
- Formação de pequenas feridas ovais esbranquiçadas que podem chegar até 1 cm de diâmetro;
- Dor e ardência, especialmente ao ingerir alimentos ácidos ou condimentados;
- Inchaço;
- Vermelhidão em volta da ferida.
As aftas podem se desenvolver em qualquer faixa etária, até mesmo em bebês. Sendo assim, veja quais são suas possíveis causas:
- Impactos;
- Alto consumo de alimentos ácidos;
- Déficit vitamínico;
- Alterações emocionais;
- Doenças autoimunes.
Além desses, a afta também pode ser um sintoma de algumas doenças como gonorreia, herpes e sífilis.
As aftas costumam desaparecer em um período de até 2 semanas, e caso não desapareçam nesse período é importante buscar ajuda profissional.
No entanto, caso o paciente queira se livrar dessa condição de maneira mais rápida, ele pode utilizar algum remédio para afta.
Para evitar o aparecimento das aftas, o paciente deve:
- Manter uma alimentação saudável;
- Ter um sono regulado;
- Hidratar-se;
- Manter uma boa higiene bucal, evitando utilizar força excessiva na hora de higienizar os dentes;
- Praticar algum tipo de atividade física regularmente.
A identificação da afta é feita por meio do auto exame, e caso seja recorrente, é recomendado buscar atendimento profissional para descobrir a causa.
3 – Língua pilosa
A língua pilosa é uma condição na qual se forma uma camada preta sobre a língua. Essa camada é composta por microrganismos e partículas de pele.
Os sintomas da língua pilosa são:
- Formação de uma camada negra sobre a língua;
- Sensação de língua cabeluda;
- Gosto ruim na boca;
- Halitose.
Essa condição não possui uma causa específica, porém geralmente está associada ao crescimento excessivo das papilas gustativas sobre a língua.
Isso acaba fazendo com que sua superfície fique mais suscetível ao acúmulo de microrganismos e partículas de alimentos e pele, o que por sua vez acaba causando a tonalidade escura e causando o gosto ruim na boca.
Outras condições que contribuem para o aparecimento da língua pilosa negra são o consumo de cigarros, café e chás escuros.
Para tratar e evitar seu aparecimento, é recomendado manter uma alimentação saudável, evitar o consumo de cigarros e realizar uma boa higiene oral, em especial da língua.
Dessa maneira, é possível remover e evitar o acúmulo de partículas sobre a língua, o que por sua vez auxilia no combate à língua pilosa negra.
Em alguns casos, um profissional da saúde pode recomendar a utilização de antibióticos ou antifúngicos para tratar essa condição quando é causada por microrganismos.
4 – Câncer lingual
O câncer lingual é uma condição rara que pode afetar a língua e seus sintomas geralmente passam despercebidos até que ela esteja em um estado mais avançado.
Desse modo, os principais sintomas do câncer lingual são:
- Dor na língua constante;
- Surgimento de manchas na língua e na boca que algumas vezes podem ser doloridas;
- Desconforto durante a ingestão de alimentos;
- Halitose;
- Sangramento lingual;
- Dormência na boca;
- Aparecimento de um caroço da língua.
Pelo fato de essa condição ser percebida apenas tardiamente, é recomendado buscar avaliação clínica ao notar algum dos sintomas acima ou suspeitar dessa condição.
A identificação do câncer na língua costuma ser feita através da biópsia feita a partir da coleta de uma amostra das células do local.
O câncer de língua não possui uma causa fixa, porém há suspeitas de que sua causa está relacionada a:
- Maus hábitos de higiene oral;
- Consumo de cigarros e bebidas alcoólicas;
- Presença de câncer oral no histórico familiar ou no histórico da própria pessoa.
Além disso, o HPV também é um fator que pode contribuir para o aparecimento do câncer lingual.
Por se tratar de um câncer, o tratamento é feito através de sessões de radioterapia ou quimioterapia.
5 – Candidíase oral
A candidíase oral é uma condição causada pela infecção do fungo Candida Albicans e pode atingir tanto adultos quanto crianças.
Os principais sintomas dessa condição são:
- Manchas esbranquiçadas na boca;
- Surgimento de aftas na língua ou bochechas;
- Dor e/ou ardência nas áreas afetadas.
Essa condição é causada pelo fungo Candida que naturalmente habita sobre a pele e mucosas sem causar complicações. Porém, condições que afetem o sistema imunológico ou a quantidade desse fungo em determinada região podem levar ao surgimento da candidíase oral.
Além disso, outros fatores associados à sua causa são:
- Doenças endócrinas;
- Déficit vitamínico;
- Doenças autoimunes ou no sangue;
- Boca seca;
- Consumo elevado de carboidratos;
- Uso de dentaduras para dormir;
- Traumas;
- Má higiene bucal;
- Consumo de cigarros ou drogas.
O tratamento é feito a partir do uso de antifúngicos por um período de até uma semana. Além disso, é importante cuidar bem da higiene oral, a fim de evitar esse e outros problemas derivados de maus cuidados com a higiene bucal.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o paciente possa ter o devido acompanhamento a respeito das doenças da língua.
Isso permite que o dentista as identifique com maior facilidade e de maneira precoce, o que facilita o tratamento delas.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!